Membros do Conselho da Pessoa Idosa se reuniram, nesta quarta-feira (17), para dialogar sobre a parceria da Gestão Municipal com a Associação Abrigo Irmã Dulce. A reunião, que aconteceu no Gabinete Civil, contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, e foi uma iniciativa do vereador Luciano Gomes.

A primeira tratativa foi a respeito do suporte que a Prefeitura vem dando diretamente aos responsáveis do abrigo, desde 2022, quando foi orientada toda a parte de regularização da instituição. Segundo o titular do conselho, representante da sociedade civil, Márcio José de Brito, esse apoio foi de fundamental importância. “Se não fosse a Prefeitura, seria ainda mais difícil conseguirmos resolver todos os processos necessários para que hoje a instituição possa estar atualizada e com um bom andamento. Gostaríamos muito de agradecer!”, sinalizou.

Outro ponto importante do encontro foi a possibilidade da doação de um terreno pertencente ao Município para que uma sede própria da Associação Abrigo Irmã Dulce possa ser construída, diminuindo o gasto com aluguel. A prefeita Sheila Lemos orientou os presentes sobre essa tramitação. “Não há dificuldade nesse processo de doação porque se trata de uma obra social muito transparente e fundamental para a cidade. O ideal seria que os idosos morassem em casa, com as famílias deles, mas sabemos que nem sempre é possível. Por essa razão, é do nosso interesse contribuir para que esse tipo de projeto permaneça ajudando socialmente”, afirmou a gestora, que adicionou: “Este ano, por ser eleitoral, essa doação está vetada, mas, posteriormente, até mesmo na Câmara, eu não vejo impedimento, pois se trata de um projeto viável dado a importância que tem”.

“Por essa razão, prefeita, eu fiz questão de marcar essa audiência. Sabemos da parceria da Prefeitura, especialmente nesses casos que têm direta contribuição social. O pessoal veio hoje agradecer todo o processo até aqui”, disse o vereador Luciano Gomes.

Atenção aos idosos de Vitória da Conquista

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, apontou que esse público-alvo é uma prioridade da prefeita Sheila Lemos. “Atenção às pessoas idosas é um pedido pessoal da prefeita que vem fazendo o possível para viabilizar as políticas públicas, fazendo com que as mesmas saiam do papel e alcancem, de fato, a população. Nos últimos anos, realizamos um agrupamento das organizações da sociedade civil para nível de organização, de maneira que possamos melhor ajudá-las, incluindo-as em nossos projetos, além de realizarmos capacitações com todas as pessoas que trabalham diretamente nelas”, explicou. “Além disso, estamos realizando a campanha mais assídua para que os contribuintes doem os 3% do imposto de renda ao Fundo Municipal do Idoso, de maneira que os recursos possam ser aproveitados localmente”, complementou.

Semdes e equipe do Conselho Municipal do Idoso com a prefeita Sheila Lemos e o veredor Luciano Gomes