Educação
Postado em 21 de março de 2024 as 18:35:23
A comitiva do Governo Municipal esteve hoje (21), na localidade de Goiabeira, na região do distrito de Capinal, para entregar a 79ª unidade escolar a ser revitalizada desde 2021: a Escola Municipal Goiabeira II, cuja reforma geral foi viabilizada por um investimento de R$ 116.909,54.
Pertencente ao Círculo Escolar Integrado (CEI) de Capinal – que inclui ainda as escolas Nestor Fonseca, em Barrocas, e Maria Leal, em Capinal –, a Goiabeira II possui, hoje, 64 alunos matriculados, divididos em quatro turmas nos turnos matutino e vespertino, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental I.
Assim que chegou à escola para participar da cerimônia de reinauguração, a prefeita Sheila Lemos foi recebida pela diretora do CEI de Capinal, Margareth Barreto, que conduziu a gestora num passeio pelas novas instalações da estrutura escolar. “A reforma da Goiabeira 2 foi completa. Nós não estamos entregando hoje pintura de escola”, afirmou a diretora, antes de enumerar, item por item, as benfeitorias feitas nas instalações da unidade. “Hoje eu posso assegurar que nós estamos entregando praticamente uma escola nova para a comunidade de Goiabeira. Uma escola digna, confortável”.
O secretário municipal de Educação, Edgard Larry, que também acompanhou a prefeita na vistoria pela escola recém-reformada, relembrou que a intervenção faz parte de um projeto mais amplo na área da educação. “Estamos dando seguimento ao projeto da prefeita Sheila Lemos de recuperar toda a Rede Municipal de Educação, em vários sentidos. Neste caso, inclusive na estrutura física. A exemplo de outras escolas que estamos revitalizando totalmente, esta escola teve uma revitalização total”, explicou Larry.
Melhorias
Entre as melhorias realizadas na unidade, houve a instalação de forro em toda a unidade e de cerâmicas nas salas, cobertura de policarbonato, construção do pátio, pergolado para a horta local, substituição de vidros, louças e esquadrias, reforma total dos sanitários com instalação de revestimento, revisões na parte elétrica, hidráulica e do telhado, reconstrução da cozinha, tornando-a mais ampla e com depósito, readequação do espaço para professores, reparos em alvenaria, além de pintura geral com elementos lúdicos.
Além da recuperação da estrutura que já existia, houve inovações, como a construção de um anfiteatro coberto, já batizado pela comunidade escolar como “Coreto da Goiabeira”. O espaço servirá para a contação de histórias e outras atividades de estímulo à leitura e de auxílio no desenvolvimento pedagógico dos alunos.
Padrão de qualidade
“A casa está linda”, surpreendeu-se a prefeita. “Fico muito alegre quando venho fazer uma entrega de escola na Zona Rural, porque a gente tem o mesmo zelo da Zona Urbana. A qualidade tem que ser a mesma”, disse ainda a gestora.
“Nossas crianças merecem tudo de bom. E é por isso que a gente quer fazer uma educação de qualidade”, disse Sheila, relembrando uma conversa que teve com a equipe da Secretaria Municipal de Educação (Smed), no início de 2021: “Eu disse que precisávamos melhorar a infraestrutura das escolas, porque é somente com a educação que a gente muda uma sociedade”.
Por fim, a prefeita conclamou os estudantes a manterem a escola no mesmo nível de qualidade que foi implantado por meio da revitalização. “Cuidem desta escola com muito carinho e amor. Ela também é a casa de vocês”, recomendou.
“Escola ficou mais bonita”
Entre os alunos, a avaliação da nova escola foi semelhante, embora diferentes elementos tenham lhes chamado a atenção. Sofia Souza, 8 anos, aluna do 3º Ano do Ensino Fundamental, gostou especialmente do novo anfiteatro. “Eu gostei desse negócio aqui. A gente pode sentar ali”, disse, apontando para a estrutura coberta, onde há uma pequena arena propícia a espetáculos teatrais infantis. Mas outros aspectos também lhe chamaram a atenção: “Gostei da pintura, gostei de tudo”.
Outro aluno, Isaías Ladeia, 10 anos, atualmente no 4º Ano, apreciou o novo aspecto do pátio, que antes era de terra batida, e agora foi coberto por um piso de alta resistência. “Era perigoso, a terra dá para se machucar”, disse. “Também gostei muito da pintura, das flores, da horta”, acrescentou o garoto.
Já Rafael Lima, também de 10 anos e matriculado no 5º Ano, fez uma avaliação mais geral sobre a reforma. “Achei que foi muito legal, porque deixou a escola bem mais bonita”, sintetizou.
“Temos que agradecer”
Além de integrantes do Governo Municipal, a cerimônia de reinauguração contou com a participação de representantes do Poder Legislativo. Estiveram lá os vereadores Bibia, Chico Estrela, Luciano Gomes, Nildo Freitas e Dinho dos Campinhos.
Entre os moradores, destacou-se o líder comunitário Carlos Oliveira, que aproveitou a oportunidade para reivindicar melhorias em outros setores da comunidade. Mas ele também fez seus elogios, tanto à reforma da escola quanto à chegada de novos pontos de iluminação pública na região. “A gente tem que agradecer mesmo à prefeita, à diretora e ao secretário de Educação”, registrou Carlos.
Outra presença a ser registrada foi a do agricultor Valdete José de Souza, de 84 anos – “Nascido e criado aqui na Goiabeira”, como ele mesmo se autodefiniu. Há mais de trinta anos, Valdete doou à Prefeitura o terreno localizado ao lado de sua casa, onde foi construído o atual prédio da Escola Municipal Goiabeira II, que, antes dessa doação, funcionava em outro local, numa construção bem mais precária.
A revitalização do prédio também o agradou. “Ficou muito boa. Melhor do que aqui, não tem. Só outra, né?”, elogiou Valdete.