Atualmente, o Cemae conta com 334 mil pacientes cadastrados e recebe diariamente 300 pessoas.

Implantado em 2001, o Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae) é responsável pelo atendimento, em média complexidade, da população de Vitória da Conquista e de 73 municípios da região que são pactuados com o serviço. São ofertados, por meio da Central de Marcação de Consultas, 8.500 consultas por mês, distribuídas em 31 especialidades médicas e quatro não médicas (nutricionista, psicologia, bucomaxilo, fonoaudiólogo), além do exame eletrocardiograma (ECG).

Dalva Prates

Para melhorar o atendimento à população, a Prefeitura de Vitória da Conquista realizou uma reforma estrutural do serviço, com construção da nova recepção, redivisão do espaço com o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), reforma dos consultórios e compra de mobiliário. Na reforma do Cemae e do CEO, foram investidos pelo Governo Municipal mais de R$ 47 mil reais.

Vitória de Jesus

Segundo a coordenadora do Cemae, Dalva Prates, além de tornar o ambiente mais confortável para o usuário, o espaço ficou mais agradável para os funcionários. “Hoje, nós contamos com consultórios climatizados, cadeiras novas para as recepções, mesas novas para os consultórios, um ambiente agradável tanto para o paciente quanto para o trabalhador”, explicou.

Para a usuária do serviço, a moradora do bairro Bruno Bacelar, Vitória de Jesus Oliveira, o atendimento no serviço melhorou. “O atendimento aqui já era bom, agora, depois da reforma, ficou mais organizado”. Vitória frequenta o serviço desde 2003; sua filha é acompanhada pelo pneumologista e atendida no CEO pelo cirurgião-dentista.

Eliene Brito

A moradora do bairro Miro Cairo, Eliene Brito de Oliveira, frequenta o serviço há três anos. Seus dois filhos são acompanhados por neurologista e pneumologista. Dona Eliene destacou a organização do serviço: “Agora a gente conta com o local bem melhor para nos atender”, ressaltou.

Atualmente, o Cemae conta com 334 mil pacientes cadastrados e recebe diariamente 300 pessoas. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 19h30.

Atendimento – Para passar por uma consulta no Cemae, o paciente deve ter uma solicitação feita pela Unidade Básica de Saúde ou por uma unidade hospitalar, que é marcada pela Central de Marcação de Consultas, ou pelo setor de acolhimento. O paciente deverá comparecer ao Cemae meia hora antes do horário marcado, levando consigo a solicitação do procedimento agendado, o cartão do Cemae (caso já tenha passado pelo serviço), o documento de identificação e os resultados de exames solicitados pelo médico (em caso de retorno ou consulta com anestesista).