Representantes do Governo Municipal de Vitória da Conquista receberam na manhã desta terça-feira, 5, no Salão Nobre do Gabinete Civil, membros de diversos movimentos sociais e estudantis. A reunião aconteceu com o intuito de estreitar o diálogo entre Poder Executivo e sociedade civil com relação a demandas e anseios da população referentes a questões ambientais.

Na ocasião, os movimentos sociais e estudantis apresentaram posicionamento contrário à instalação de um projeto de construção de um mineroduto, envolvendo municípios da Bahia e de Minas Gerais, por uma empresa de exploração mineradora. Os representantes alegam que o projeto acarretará em danos ambientais e problemas sociais para o município, já que Vitória da Conquista está localizada na metade do trajeto do mineroduto.

O estudante Felipe Ribeiro

Conforme o secretário municipal de Governo, Edwaldo Alves, a Prefeitura vai analisar o empreendimento de acordo com todos os impactos éticos, ambientais e sociais. O gestor declarou ainda, a importância da mobilização dos jovens. “É sempre muito bom dialogar e ver a juventude reunida”, reiterou.

Para o estudante Felipe Ribeiro, membro do Movimento Levante Popular da Juventude, a reunião com os representantes do Poder Executivo é importante para envolver a comunidade acerca do projeto. “A gente acha louvável essa abertura da Prefeitura para discutir com os movimentos sociais, pois temos visto que cada vez mais os setores conservadores da sociedade têm fechado o diálogo com esses movimentos”, certificou Felipe.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Vivalda Braga, também destacou a relevância do diálogo entre sociedade civil e Governo. “Ficamos felizes em ver os jovens mobilizados para preservação da qualidade de vida da população. Estaremos à sempre disposição de vocês para dialogar”, assegurou.