Na tarde dessa sexta-feira, 29, o prefeito Guilherme Menezes se reuniu com o secretário interino de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, Valdemir Dias, o coordenador e a gerente da Economia Solidária, Geovane Viana e Ivonete de Oliveira, os diretores do Grupo de Economia Popular (GEP), Arnaldo Ramos e Janete Fontes, e o procurador cível do Município, Kleber Braga. Na oportunidade, os empreendedores anunciaram a criação de uma cooperativa entre os grupos de economia solidária do município.

O prefeito falou da satisfação em receber o GEP, que foi umas das primeiras cooperativas criadas na Bahia, com o incentivo do Governo Municipal. “Assim como o GEP, a Credcoop e o Banco do Povo, essa nova cooperativa será bem sucedida. Dentro dos critérios apresentados, não tem como errar. Sucesso para vocês”, desejou.

Arnaldo Ramos

Geovane Viana informou que a cooperativa trabalhará com a fabricação de doces. “Duas máquinas já foram compradas e todo capital vem dos próprios cooperativistas. São R$ 120 mil reais que serão empregos”, declarou. O prefeito então observou: “Estamos em uma nova fase da economia solidária; na primeira, o poder público investiu recursos e pessoal e agora vocês caminham de forma independente”.

Arnaldo Ramos será o presidente da Cooperativa de Trabalho e Produção de Alimentos (Transcoop). “O empreendimento é uma forma de arrecadar fundos já que trabalhamos com economia solidária. Além da produção de doces, vai ser uma empresa de produtos da região”, disse. Segundo Arnaldo, 35 pessoas já fazem parte da cooperativa que no total terá 40 associados.