Notícias
Postado em 1 de outubro de 2014 as 13:15:33
Laura Ivet Pujol Torres esteve no Gabinete Civil ao lado do representante da Organização Pan-Americana de Saúde, Luis Corrales
O fim da tarde dessa terça-feira, 30, no Gabinete Civil da Prefeitura, foi reservado pelo prefeito Guilherme Menezes para uma reunião com a cônsul-geral da República de Cuba, Laura Ivet Pujol Torres, e o médico e representante da Organização Pan-Americana de Saúde, Luis Wong Corrales. A reunião contou ainda com a presença dos secretários municipais de Saúde, Márcia Viviane de Araújo, e de Educação, Valdemir Dias.
Durante o dia, eles participaram do Encontro Loco-regional de avaliação do programa nacional de contratação de médicos para a Atenção Básica. O evento, ocorrido no auditório do Centro Municipal de Atendimento Especializado (Cemae), reuniu gestores, médicos – brasileiros e estrangeiros – e coordenadores vindos de vários municípios das regiões de Vitória da Conquista e Itapetinga, a fim de promover discussões de avaliação sobre o programa.
“Discutimos as questões do programa, os avanços e as necessidades de se fortalecer a parceria entre o nosso município e a república de Cuba”, sintetizou Márcia Viviane. “Viemos para deixar patente o apoio do governo cubano ao programa e em particular à presença dos médicos cubanos aqui nestas regiões”, disse a cônsul Laura Ivet, antes de definir o encontro do final de tarde como “uma coisa muito bonita que aconteceu”.
Para Corrales, o dia foi “muito interessante e muito produtivo”, em razão da possibilidade de conhecer mais de perto a realidade do programa. “Os médicos e os gestores estão muito satisfeitos”, afirmou.Ele agradeceu pelo encontro com os representantes do Governo Municipal. “O encontro com o prefeito, que tem dado um acolhimento tão bom aos médicos cubanos, também foi um bom momento. Agradecemos muito pela deferência que ele teve ao nos receber”, disse. Ao que o prefeito respondeu: “Foi um grande prazer estar com vocês. Vamos aguardá-los por mais vezes”.