Com o objetivo de discutir as políticas públicas de promoção da igualdade racial desenvolvidas em Vitória da Conquista, foi realizada na tarde dessa quarta-feira, 20, uma reunião entre o prefeito Guilherme Menezes e representantes do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir). Também participaram do encontro, os secretários municipais de Governo e Desenvolvimento Social, Edwaldo Alves e Miguel Felício, e o procurador institucional do Município, José Carlos Miranda.

Para nortear as políticas de igualdade racial a serem desenvolvidas nos próximos anos, tanto pelo Governo Municipal quanto pelo Compir, está sendo elaborado o Plano Municipal de Igualdade Racial. O documento que contém 14 eixos, entre os quais saúde, educação e cultura, e mais de 80 propostas foi apresentado ao prefeito e aos representantes do Governo Municipal, durante a reunião.

Na ocasião, o prefeito Guilherme salientou que espera que as políticas de igualdade racial se concretizem, cada vez mais, na vida dos conquistenses. Ele destacou também a importância da reunião e do Plano: “É com esse debate que vai se criando políticas públicas e acabando com o preconceito e a discriminação”.

Flávio Passos, o assessor técnico municipal de Igualdade Racial e vice-presidente do Conselho

Ainda durante a reunião, o assessor técnico municipal de Igualdade Racial e vice-presidente do Conselho, Flávio Passos, falou da participação do município no Fórum Estadual de Gestores Municipais da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), em janeiro deste ano e dos comentários positivos que foram feitos a respeito das políticas desenvolvidas nessa área em Conquista, a exemplo do Núcleo da Igualdade Racial, da criação do Compir e da construção do Plano Municipal. Estes são requisitos para adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).

O Sinapir representa uma forma de organização e articulação voltadas à implementação do conjunto de políticas e serviços para superar as desigualdades raciais no Brasil. A efetivação das conferências, que acontecem de quatro em quatro anos, também cabem ao sistema. Em outubro deste ano, será realizada a III Conferência Nacional da Igualdade Racial. Em Conquista, a conferência deve ser realizada até junho.

Adalberto Dias, presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial

O presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Adalberto Dias, avaliou a reunião como proveitosa. “O prefeito e os secretários foram muito sensível às ações e corresponderam com as nossas expectativas. Já houve avanços e imaginamos mais progresso para a população negra e as minorias”, afirmou.

Lidiane dos Santos, conselheira e representante dos movimentos sociais

Segundo a conselheira e representante dos movimentos sociais, Lidiane dos Santos, a reunião foi “dentro do esperado, pois a Administração Municipal é receptiva. Além disso, foi interessante porque a reunião se estendeu, contemplando a participação de todos”.