Seja na zona urbana, seja na zona rural. O Governo Participativo está sempre próximo da população, dialogando e ouvindo suas demandas. Quando a equipe de gestores não se desloca para os distritos e os povoados, são os próprios moradores que vêm até a Prefeitura.

Na manhã desta quinta-feira, 5, o encontro entre Governo e comunidade foi feito com a participação de lideranças e moradores de Veredinha e Inhobim. A reunião também contou com a participação do vereador Coriolano Moraes e do gerente regional da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), José Olímpio Silveira.

A primeira reunião desta quinta-feira foi com a comunidade do distrito de Veredinha. Na ocasião, eles discutiram melhorias no sistema de abastecimento de água e receberam da Embasa novas notícias. Conforme o gerente regional, o distrito será contemplado com uma subadutora. “Estamos dependendo do convênio do Fundo Estadual de Combate à Pobreza Rural (Funcep) para conseguir recursos para abertura do processo licitatório e encaminhar a obra”, informou José Olímpio.

Além da subadutora, os moradores também obtiveram informações sobre a barragem do Rio Pardo. Assim que for concluído, o equipamento deverá ter uma capacidade de acumulação estimada em aproximadamente 330 milhões de metros cúbicos de água – volume suficiente para resolver definitivamente os problemas de abastecimento não só de Vitória da Conquista, como também de outros municípios da região.

A organização da população de Veredinha em prol de melhorias para o abastecimento de água da comunidade foi elogiada pelos participantes da reunião. “Quero parabenizar a comunidade de Veredinha por estar aqui presente em busca de benefício para a população”, declarou o líder comunitário, Josefino Alves Pereira, mais conhecido como Zifa. “Também gostaria de agradecer à comunidade que veio participar dessa discussão sobre o sistema de água”, declarou Coriolano.

Para o prefeito Guilherme Menezes, a união da comunidade do distrito vem de longa data. “Essa organização de Veredinha é histórica e muito importante, pois produz grandes resultados”, certificou.

Ainda na manhã desta quinta-feira, gestores municipais receberam a população do distrito de Inhobim. Na ocasião, eles abordaram, entre outros assuntos, a construção de uma quadra esportiva na sede do distrito, uma demanda antiga da população que não foi viabilizada por questões relacionadas ao terreno no local, mas que a Administração Municipal está somando esforços para que a obra seja iniciada o quanto antes.

Durante o encontro, também foram apresentadas aos participantes algumas das políticas públicas direcionadas ao setor, a exemplo do Campeonato da Zona Rural. A competição é o maior evento da categoria no Nordeste do Brasil.Promovido pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, a competição esportiva movimenta os mais de 280 povoados conquistenses.