Desenvolvimento Econômico
Postado em 23 de abril de 2013 as 17:04:50
Evento pretende valorizar o trabalhador, oferecendo-lhe novas oportunidades de aperfeiçoamento profissional e pessoal
A fim de reconhecer o valor dos trabalhadores que contribuem diariamente para o desenvolvimento de Vitória da Conquista, o Governo Municipal promove, entre os dias 29 de abril e 3 de maio, a Semana do Trabalhador. O evento, realizado por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre), pretende ainda inserir no calendário oficial do município uma série de atividades direcionadas a essa parcela da população.
Ao longo das atividades previstas na programação, serão disponibilizadas aos trabalhadores da indústria e do comércio atividades de capacitação e qualificação técnica. Também estarão disponíveis os serviços prestados nos postos do Sine Conquista e do Qualifica Conquista, como habilitação ao seguro-desemprego, qualificação social e profissional e intermediação de mão de obra.
Além disso, o público terá acesso a cursos, ações de saúde e cidadania. A agenda inclui apresentações culturais na Praça 9 de Novembro e palestras sobre temas como legislação trabalhista e mercado de trabalho, Direito Previdenciário, saúde no trabalho, trabalho doméstico, assédio moral, empreendedorismo, técnicas de gestão financeira, orçamento pessoal, etc.
“Além de qualificação e inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, a Semana do Trabalhador também terá o papel de promover o fomento e o desenvolvimento econômico”, destaca o secretário da Semtre, Eliabe Gouveia. “O objetivo central é ressaltar o valor do trabalhador. Afinal, ele é o protagonista do processo de desenvolvimento”.
Parcerias – Para concretizar a ideia do projeto, o Governo Municipal recorreu à participação de uma série de parceiros: Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Serviço Social do Comércio (SESC), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação das Indústrias de Vitória da Conquista (Ainvic), Faculdade Independente do Nordeste (Fainor), Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Bahia (IFBA), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial da Bahia (Sudic), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Caixa Econômica Federal (CEF), Banco do Brasil, sindicatos e associações, além de representantes dos setores de construção civil e transportes.