Nesta terça-feira (12), a Prefeitura de Vitória da Conquista deslocou duas equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) à praça Seu Rosa, no bairro Nova Cidade, para iniciar os trabalhos de limpeza geral da quadra poliesportiva e restauração dos pontos de iluminação pública.

“A Prefeitura sempre tem atendido aos pedidos dos munícipes. E, também, sempre estamos rodando e verificando o que é necessário fazer em cada praça, em cada bairro”, explicou o secretário municipal de Serviços Públicos, Luís Paulo Sousa, que também foi ao Nova Cidade para verificar o andamento dos serviços.

No caso da revisão das instalações elétricas que apresentam algum defeito, a revisão está sendo feita tanto nos pontos que iluminam a quadra quanto dos que garantem a claridade no restante da praça, incluindo a área do entorno. Trata-se do mesmo trabalho já feito em outros logradouros, como a praça da Juventude, no Guarani; a praça da Urbis V; a praça do Gil, no Recreio; a Barão do Rio Branco e a Tancredo Neves, no Centro; e a Gerson Sales, no Alto Maron.

Conforme informou o coordenador de Iluminação Pública, Danilo Kiribamba, os procedimentos são semelhantes em todos os lugares para os quais as equipes do setor são convocadas. “Nós identificamos o problema e o material que vai precisar, e fazemos um levantamento. No outro dia, a equipe já vem para dar início à manutenção, instalação ou até mesmo a ampliação da iluminação, caso haja necessidade. Com três dias, esta quadra do Nova Cidade vai estar entregue à população”, disse Kiribamba.

O coordenador informou que, recentemente, as luminárias de LED do programa Brilha Conquista foram instaladas nos assentamentos Cipó, Mutum e Caldeirão, situados na região do distrito de Cercadinho. E, de acordo com o cronograma da Sesep, os próximos espaços públicos a terem a iluminação restaurada serão o Campo do Adelmário Pinheiro e a praça Ceus, ambos no Alto Maron.

Na parte de limpeza geral, o trabalho em andamento na praça Seu Rosa também segue um cronograma e um padrão, que inclui serviços como varrição, capina, roçagem, retirada de entulho e pintura de meios-fios. “Estamos fazendo a rastelagem e a retirada dos resíduos da praça. Logo em seguida, a gente vai vir com uma pintura, e também com a capina e a roçagem”, informou o coordenador de Limpeza Pública, Paulo Oliveira.

Ele se referiu aos seguintes procedimentos: juntar os resíduos, como folhas-secas e outros objetos (orgânicos ou não-orgânicos) em vários montes, com o uso de um “rastelo”, para facilitar o recolhimento e a retirada; e, numa etapa posterior, a eliminação do excesso de vegetação, extraindo-a por completo, caso seja necessário, ou deixando-a o mais uniforme possível. “Começamos hoje e acredito que, até o final da semana, faremos a limpeza tanto da praça quanto do entorno”, informou Paulo.

“Se não zelar, não cresce”

O trabalho das equipes foi observado com atenção pelo aposentado Martiniano Saturnino dos Santos, 84 anos. “Esta praça aqui é nossa. Fico mais tempo aqui do que em casa”, disse ele, que garantiu ter um grande zelo pelo equipamento público. “Minha mulher fica em casa, ouvindo som e assistindo televisão. Eu nunca fui disso. Aí, eu saio e venho pra cá, encontro os amigos e me divirto”, confidenciou.

Quanto à limpeza geral e à recuperação da iluminação pública, Martiniano demonstrou entusiasmo. “Estou gostando. Fazendo esse serviço, ninguém pode reclamar. Tem é que apoiar”, disse. “Se não zelar, não cresce. É que nem a chuva: se não chover, não cresce. E a gente tem que agradecer. Em primeiro lugar, a Deus. E, em segundo lugar, a quem está cuidando da nossa cidade”, ensinou o morador.

Martiniano Saturnino dos Santos