A solenidade de Ordenação Episcopal foi celebrada na manhã deste domingo, 30, no Ginásio de Esportes Raul Ferraz

Uma celebração memorável marcada pela fé e pela emoção. Milhares de pessoas de Vitória da Conquista e de municípios circunvizinhos prestigiaram na manhã deste domingo, 30, a Ordenação Episcopal de Dom Estevam dos Santos Silva Filho, o mais jovem bispo do Brasil. Pároco de Vitória da Conquista e de municípios como Poções e Iguaí, Dom Estevam foi ordenado bispo no Ginásio de Esportes Raul Ferraz pelo Arcebispo Dom Frei Luís Gonzaga Pepeu, ordenante principal da celebração eucarística.

Dom Estevam foi nomeado pelo Papa Francisco bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia em janeiro deste ano e tomará posse no dia 26 de abril, na capital baiana. A solenidade de Ordenação reuniu, além de milhares de católicos, autoridades religiosas, civis e militares. O Governo Municipal de Vitória da Conquista esteve presente representado pelo prefeito Guilherme Menezes, pelo chefe do Gabinete Civil, Márcio Higino Melo, pela procuradora geral, Luana Andrade, pelo assessor especial do Gabinete, Gildásio Silveira, pelos secretários Nagib Barroso, Edwaldo Alves e Odir Freire e pelo coordenador do Orçamento Participativo, João Alberto Rodrigues.

Entre as autoridades religiosas, estavam o Arcebispo da Arquidiocese de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger e o Arcebispo Emérito de Teresina, Dom Celso José da Silva. “Dom Estevam teve uma caminhada muito coerente, consistente e com muita responsabilidade. Ele foi pároco em várias cidades da região, conhece a realidade do interior da Bahia e a partir de hoje vai ser bispo na capital unindo as experiências de Salvador e do Recôncavo baiano com as experiências do interior do estado. Isso é muito importante e acredito que enriquecerá sua vida pessoal e religiosa”, declarou o prefeito Guilherme Menezes.

Dom Pepeu

Momentos inesquecíveis – Com aplausos vibrantes e o público contagiado pelo carisma e pela emoção de Dom Estevam, um dos momentos mais especiais da Ordenação foi a entrega do Báculo Pastoral feita por Dom Luís Gonzaga Pepeu. Espécie de cajado, o báculo na Igreja Católica simboliza o papel que os bispos assumem de pastores do rebanho divino. “Sinto-me imensamente grato por presidir na manhã deste domingo especial essa eucaristia, pois seremos eternamente gratos a Dom Estevam por tanta dedicação. Agora, enquanto bispo, ele terá a tarefa de anunciar o evangelho a todas as criaturas”, relatou Dom Pepeu.

Dom Estevam

Iraildes Silva Santos

Para o mais novo bispo do país, a Ordenação representa um momento inesquecível e a continuação de um sonho que surgiu ainda na infância. “Aos 12 anos desejei servir ao senhor dizendo ‘quero servir como pároco’. Aos 27, fui ordenado sacerdote aqui nesse mesmo Ginásio e hoje, aos 45 anos, estou sendo ordenado bispo. Obrigado Senhor pela confiança”, declarou Dom Estevam.

Para a mãe do novo bispo, Iraildes Silva Santos, a felicidade é indescritível. “É uma emoção muito grande, mas é com muita alegria que eu recebo essa emoção. Agora eu só peço ao Divino Espírito Santo para que o fortaleça a cada dia dando paciência e sabedoria para ele saber enfrentar os novos desafios”, contou dona Iraildes.

Mariza Vieira

Admiração – Antes de ser nomeado bispo, Dom Estevam era pároco na Igreja Nossa Senhora das Candeias, onde conquistou a admiração de fiéis de todas as idades. “Nós católicos estamos hoje agraciados com mais essa benção de Deus que é uma vitória para a igreja católica, pois Dom Estevam dedicou sua a vida toda a ela”, certificou a professora e coordenadora da escola da Arquidiocese, Mariza Vieira.

Francisca Dias dos Anjos

A admiração de fiéis católicos não é apenas em Conquista. Por onde passa, Dom Estevam se torna querido pela população. Membro da Paróquia de Bom Jesus da Serra, Francisca Dias dos Anjos, por exemplo, também revela sua admiração pelo bispo conquistense.Nós agradecemos a Deus por ter concedido esse dia tão maravilhoso na vida da gente, nos trazendo nosso pastor, Dom Estevam, que ficou 12 anos com a gente e que foi uma grande alegria nas nossas vidas. Ele trouxe grandes ensinamentos e sempre com ternura e com carinho”, contou.