Notícia Destaque
Postado em 11 de dezembro de 2013 as 14:53:35
Os últimos indicadores econômicos apontaram Vitória da Conquista como uma das cidades mais promissoras da Bahia. O crescimento do seu Produto Interno Bruto (PIB) e a constatação de que a cidade é a segunda que mais cresce no estado, a terceira entre as do interior do Nordeste e a sétima mais importante entre as médias cidades brasileiras tornaram o município mais atrativo para investimentos.
Os recursos públicos aplicados na cidade também foram responsáveis por esse crescimento. Além de garantir melhorias na infraestrutura do município, a Prefeitura acompanha de perto os investimentos realizados pelo setor privado.

“Esse centro vem mostrar o quanto a cidade está preparada para receber grandes investimentos”, afirmou o vice-prefeito
Por isso, na noite desta terça-feira, 10, a equipe da Administração Municipal participou do lançamento do Parque Logístico do Sudoeste, realizado na Loja Maçônica Fraternidade Conquistense. As empresas Prates Bomfim, Gráfico e Kubo são responsáveis pelo empreendimento, que será um condomínio multiuso, voltado para atender as necessidades de empresas de logística, prestação de serviços, comércio, atacadistas, distribuidoras e indústrias não poluentes.
Na oportunidade, o vice-prefeito Joás Meira, representando o prefeito Guilherme Menezes, destacou o potencial da cidade. “Vitória da Conquista tem atingido um desenvolvimento muito grande na área comercial, industrial. Um centro logístico como esse só vem mostrar o quanto a cidade está preparada para receber grandes investimentos, grandes empreendimentos”, ressaltou.

“O Parque Logístico tem o intuito de oferecer uma infraestrutura capaz de impulsionar o desenvolvimento da cidade”, assegurou Luciano Bonfim
O engenheiro e empresário, Luciano Bonfim, falou sobre o empreendimento. “O Parque Logístico tem o intuito de oferecer uma estrutura capaz de impulsionar o desenvolvimento e a reorganização urbanística da cidade. Ele colabora com isso a partir do momento em que essas empresas que hoje geram um grande fluxo de veículos pesados e de grande porte possam se instalar fora. Então essas empresas que hoje provocam algum transtorno no trânsito urbano poderão se instalar em um local preparado para elas, fora da malha urbana da cidade, que não venham prejudicar esse pavimento hoje existente. Elas terão um local que foi projetado especialmente para elas”, destacou.
Estudos para a implantação– O chefe de gabinete, Márcio Higino Melo, destacou o empenho da Administração Municipal para a implantação do Parque Logístico na cidade. “Em 2009, o Governo Municipal se reuniu com empresários das áreas atacadista e varejista, a fim de discutir a viabilidade de um estudo que mostrasse a necessidade de um centro logístico no município. Após esse encontro, o Governo conseguiu, por meio da Secretaria de Planejamento do Estado, através da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais, o investimento para que esse estudo pudesse ser feito. O estudo custou 550 mil reais e quem ganhou a licitação foi uma empresa especializada nesse tipo de equipamento, a Idon Consult – uma empresa espanhola que realizou em tempo recorde um estudo muito bem elaborado e que mostrava a viabilidade econômica, ambiental jurídica, financeira desse equipamento. Após a conclusão desse estudo, o resultado chamou atenção de uma série de empresários, empreendedores e culminou com a união dessas três empresas: Kubo, Gráfico e Prates Bonfim. Com certeza, será um equipamento muito bem-vindo, que ajudará a resolver uma série de questões de fluxo de mercadorias, de logística e de estratégia de transportes aqui na nossa cidade.”
O presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Vasconcelos, comemorou a chegada desse equipamento para o município. “Conquista vive um grande momento,hoje nós somos referência no Nordeste, em crescimento e em desenvolvimento,a chegada desse equipamento vai impulsionar ainda mais a nossa economia”, disse.
Parque Logístico do Sudoeste –O PLS será um condomínio multiuso que atenderá as empresas atacadistas, distribuidoras e transportadoras de cargas. Será instalado às margens da BR 116 e contará com 104 módulos, com área média de 2.500 m². Conta ainda com área para a construção do centro comercial, posto de combustível, pousada e centro automotivo.