Funcionários da Secretaria Municipal de Cultura e a equipe do Governo Municipal se reuniram nesse sábado, 6, na Casa Memorial Régis Pacheco, para comemorar o sucesso de mais um Forró Pé de Serra do Periperi. A confraternização foi também um momento para agradecer o empenho dos funcionários que trabalharam no evento e premiar os cidadãos que participaram dos festivais, promovidos no período.

“Vitória da Conquista tem mostrado que aprecia a música de qualidade produzida na região. Nosso Governo tem, a cada ano, investido na realização de festas que valorizam a tradição e a cultura regional e a população tem comparecido e demonstrado seu apreço”, comentou o prefeito Guilherme Menezes.

O secretário Municipal de Cultura, Gildelson Felício, parabenizou todos os que contribuíram para a realização do evento que celebra as tradições nordestinas. “Mais uma vez o Forró Pé de Serra do Periperi foi um sucesso e nós sabemos que cada um aqui teve sua contribuição para a realização desse grandioso evento”, agradeceu o secretário.

Foram premiados os dez finalistas da quarta edição do Festival de Forró, que, além de selecionar novos músicos conquistenses para as apresentações do palco da Barão do Rio Branco, animou as noites de seleção na Praça 9 de Novembro. Os artistas tiveram a oportunidade de se encontrar e reviver momentos do Forró Pé de Serra do Periperi.

Além dos artistas do Festival de Forró, estiveram presentes na comemoração os moradores das ruas vencedoras do Concurso de Ruas Ornamentadas. A premiação dos primeiros colocados foi marcada pelo clima de cordialidade entre os concorrentes. “Nós sempre arrumamos a rua, nem tanto para nós, mas para a criançada e para os mais velhos que não ficam acordados até mais tarde. Hoje a gente fica muito feliz com nossa colocação porque a gente sabia que estava numa competição e respeita o direito dos outros também”, comentou Gilson dos Santos, morador da rua que ficou em segundo lugar.

Para o músico Jeferson Oliveira, percussionista da banda de Geci Brito, primeira colocada no Festival de Forró, a noite foi de emoção. “O Festival de Forró vem crescendo a cada ano. Eu já tinha vontade de participar quando Geci me convidou. Ganhar foi inesperado porque Conquista é um berço de grandes músicos, então foi surpreendente ganhar entre músicos tão bons, celebrando nosso cultura. Foi uma emoção”, afirmou.

Foram premiados pelo Festival de Forró os seguintes candidatos: 1º Geci Brito e grupo Pé de Serra (Música: Sertão de Aço; Autoria: Dorinho Chaves e Geci Brito); 2º Marlua (Música: Sertanejar; Autoria: Marlua e Jéh Liveira); 3º Luisa Saldanha (Música: Só Xamego; Autoria: Luisa Saldanha); 4º Forrozão da Arapuca (Música: Respeito ao pé de serra; Autoria: Bia); 5º Alex Baducha (Música: Tempo Bom; Autoria: Alex Baducha e Rony Barbosa); 6º Manno di Sousa (Música: Asucendência; Autoria: Manno di Sousa); 7º Israel Lacerda (Música: Mar de Saudades; Autoria: Israel Lacerda e Ramon Souza); 8º Forrozão Balão de Dois (Música: A noite mais linda do ano; Autoria: Antônio Aparecido); 9º Maildo Nogueira (Música: Paixão; Autoria: Maildo Nogueira); 10º Riva (Música: Eu não sou tão feio assim; Autoria: Riva).

Pelo Concurso de Ruas ornamentadas, foram premiados os moradores da rua do Cruzeiro, da Rua da Amizade e da Rua Albatroz.