Nesta quinta, 3, e sexta-feira, 4, representantes dos governos Federal, Estadual e Municipal e do Movimento Nacional de Catadores reuniram-se no Seminário Nacional Pró-Catador Bahia, realizado no auditório da Procuradoria Geral do Estado, localizado no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. O coordenador da Economia Solidária, Geovane Viana, representa Vitória da Conquista no evento.

As pautas em discussão são a situação do lixo na Bahia; a inclusão socioprodutiva dos catadores no modelo de desenvolvimento do país; as ações para o fechamento dos lixões até agosto; e, em especial, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), uma ação coordenada pelo Governo Federal no sentido de contribuir com a meta de colocar fim aos lixões. O evento é realizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Superintendência de Economia Solidária, em parceria com a Secretaria Geral da Presidência da República e o Ministério do Trabalho e Emprego.

Destinação correta – Para garantir um destino adequado do lixo, evitar a poluição do meio ambiente e prevenir contra doenças, a Prefeitura de Vitória da Conquista construiu o Aterro Sanitário, um dos maiores e mais modernos do país. Em funcionamento desde 2009, o espaço conta com toda a estrutura necessária para depósito, compactação e tratamento dos resíduos produzidos na cidade.

Com a construção do aterro, Vitória da Conquista se adequou, antecipadamente, ao que prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A lei proíbe a formação de lixões a céu aberto e determina que as prefeituras construam aterros sanitários até 2014.