O Governo Municipal, por meio do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, esteve representado nesta semana no “Simpósio Internacional sobre Drogas: da coerção à coesão”. O encontro aconteceu entre os dias 9 e 11 de setembro, no Museu Nacional, em Brasília, e contou com a presença do secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, que representou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O evento teve o objetivo de promover debates a respeito das políticas sobre drogas entre os diversos setores da sociedade. Participaram cerca de 600 representantes de diferentes países, que compartilham experiências para buscar alternativas voltadas para a ampliação do acesso à saúde e outras políticas sociais para os usuários de crack, álcool e outras drogas e seus familiares.

“Considero um acontecimento bastante valioso pela exposição de pontos de vista diversificados e pelas trocas de experiências entre diversas nações”, destacou Miguel. Recentemente, Vitória da Conquista aderiu ao Programa “Crack, É Possível Vencer”, cuja finalidade é prevenir o uso de drogas e promover a atenção integral aos usuários de crack, bem como enfrentar o tráfico, ao reunir ações que envolvem diretamente as políticas de saúde, assistência social e segurança pública e, de forma complementar, ações de educação e de garantia de direitos.

O Simpósio Internacional sobre Drogas foiorganizado pelos ministérios da Justiça e da Saúde com o apoio de órgãos internacionais.