Educação
Postado em 2 de abril de 2014 as 21:13:40
Na manhã dessa quarta-feira, 2 de abril, em Brasília, o secretário municipal de Educação, Ricardo Marques, representou os municípios baianos que participarão da primeira etapa do Programa Escola da Terra, em uma reunião com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi).
Na oportunidade, foi apresentado um projeto elaborado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) para todo o estado,devido à necessidade que a Bahia tem de criar um modelo cada vez mais efetivo de educação voltada para a comunidade dos espaços rurais, incluindo quilombolas e indígenas.
A secretária da Secadi, Macaé Maria Evaristo, elogiou o trabalho de Vitória da Conquista na implantação dos Círculos Escolares Integrados, afirmando que esta política é uma das que mais serviram como referência para a criação do Projeto Escola da Terra, no país. “Desde a época em que eu era secretária de Educação de Belo Horizonte, que eu venho acompanhando o projeto de Vitória da Conquista e o seu trabalho educacional voltado para as escolas do campo”, disse.
No final da reunião, o Ministério da Educação aprovou a criação de um curso de especialização voltado para os professores que atuam no campo, com recursos do próprio MEC. O curso é uma das ações previstas para o Projeto Escola da Terra no estado da Bahia.O encontro contou ainda com a participação dos representantes da Universidade Federal da Bahia, Celi Zulke Taffarel; da Secretaria Estadual de Educação, Givandete Evangelista Santos, e do representante da Comissão de Educação da Câmara de Deputados, Waldenor Pereira.