Na manhã desta quinta-feira, 27, o prefeito Guilherme Menezes participou da abertura do II Congresso Paranaense de Cidades Digitais, representando o município de Vitória da Conquista. Com o tema “Transformando Municípios em Cidades Inteligentes”, este ano, o evento acontece na cidade de Foz do Iguaçu até essa sexta-feira, 28, etem como objetivo apresentar experiências nacionais que são referências quanto ao uso da tecnologia para aperfeiçoar os serviços públicos e melhorar a qualidade de vida das pessoas, entre elas, a de Vitória da Conquista.

“Viemos compartilhar as experiências que a tecnologia tem proporcionado em Vitória da Conquista, inclusive, no que diz respeito a relação do Governo Municipal com a população, na qual já estamos chegando a avanços importantes, e, principalmente, ouvir e aprender como aperfeiçoar ainda mais essa área. O congresso está sendo um evento muito rico. A nossa cidade vai avançar muito”, ressaltou o prefeito Guilherme Menezes durante o evento, ao proferir a palestra “Vitória da Conquista: um exemplo de cidade digital na Bahia”.

Um desses avanços pontuados pelo prefeito durante a apresentação foi possível graças ao projeto Cidade Digital, criado em 2011, pelo Governo Municipal, de forma pioneira, possibilitandoa chegada do sinal da internet livre na zona rural da cidade, terceira maior da Bahia. O investimento no projeto foi de R$ 1 milhão proveniente de recursos próprios, que possibilitou a montagem de 3 torres de 35 metros, conectando 141 pontos de acesso, a partir de um núcleo central, localizado no prédio da Prefeitura, por meio da Radiofrequência.

No final de 2012, Vitória da Conquista foi um dos 80 municípios selecionados para participar do projeto piloto Cidades Digitais do Ministério das Comunicações. Por meio da iniciativa, foram implantados 24 quilômetros de fibra ótica para possibilitar a interligação e maior agilidade nas respostas dos serviços públicos municipais, bem como elevar Vitória da Conquista ao conceito de Cidade Inteligente.

Também participando do evento, a secretária de Inclusão Digital do Governo Federal, Lygia Puppato, enfatizou a importância das discussões. “Um evento como esse é sempre importante para que nós tenhamos um ambiente de discussão sobre o que proporciona, por exemplo, ter uma rede de conexão nas cidades para melhorar a gestão da Prefeitura e melhorar a qualidade do serviços prestados para a sociedade. E trazer experiências como a de Vitória da Conquista, que é uma experiência inovadora, que já está acontecendo, é fundamental para que as pessoas acreditem que é possível”, afirmou.

Acompanharam o prefeito no evento, o coordenador do Núcleo de Tecnologia da Prefeitura, Gilberto Veroneze e a coordenadora de Comunicação, Talita Nobre.