O encontro foi promovido em Salvador com a participação de Vitória da Conquista e mais cinco municípios que aderiam ao programa do Governo Federal

Para fortalecer a rede socioassistencial já consolidada em Vitória da Conquista com o intuito de atender o cidadão em suas diversas necessidades, o Governo Municipal aderiu ao programa “Crack, é possível vencer”, do Governo Federal. Desde a assinatura do Pacto de Adesão, em agosto do ano passado em Brasília, todo o empenho da Administração Municipal tem sido efetuado para garantir uma política de atenção integral aos usuários de crack bem como evitar o uso e enfrentar o tráfico de drogas no município.

Com o intuito de reforçar ainda mais o compromisso com o programa, na última terça-feira, 11, o prefeito Guilherme Menezes e a presidente do Comitê Gestor Municipal do Programa, Tarcísia Castro Alves, participaram de um encontro na Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), com o intuito de avaliar o cumprimento das metas assumidas bem como os entraves que ainda impedem a execução de algumas ações pactuadas.

O encontro, realizado pelo Comitê Gestor Executivo do programa “Crack, é Possível Vencer”, coordenado pela SJCDH, também contou com a participação do secretário estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena, e de representantes das prefeituras de Salvador, Juazeiro, Itabuna, Camaçari e Feira de Santana.

“Esse foi um encontro muito importante com o secretário Almiro Sena e com representações de outros municípios da Bahia para debater sobre esse tema tão oportuno e tão atual que é a questão das drogas, sobretudo, o crack”, declarou o prefeito, Guilherme Menezes. Com o programa Crack, é possível vencer”, o Governo Federal prevê um investimento de R$ 4 bilhões, em todo o Brasil.

Determinação política – Com o objetivo de assegurar a oferta de serviços de tratamento e atenção aos usuários de drogas, a Prefeitura de Vitoria da Conquista se empenhou em outras importantes ações, a exemplo da atuação, junto às instâncias federais, que resultou na cessão de um imóvel em desuso pertencente à União, localizado na área urbana da BR-116.

A casa será destinada à implantação do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD III), um dos equipamentos do programa “Crack, é possível vencer”. O local funcionará 24h para o atendimento a jovens e adultos. “Aquele imóvel, que era usado para uso de drogas, será revertido em função de um atendimento qualificado com psicólogos, assistentes sociais e psiquiatras”, ressaltou o prefeito.

Ações paralelas – A determinação política do Governo Municipal no que diz respeito à assistência aos dependentes químicos ocorre em paralelo com outras ações que também estão sendo desenvolvidas com o objetivo de prestar atendimento aos jovens do município, a exemplo do Centro Integrado da Criança e do Adolescente.

O local está sendo preparado para abrigar a Vara da Infância e da Juventude de Vitória da Conquista; o cartório para atendimento a essa Vara; a Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude; o Núcleo da Defensoria Pública; o Conselho Tutelar; o Programa Família Acolhedora; o Programa Novo Olhar e um portal de acolhida de serviços da saúde, educação e assistência social. Haverá ainda a brinquedoteca do Núcleo de Inclusão Pedagógica da Secretaria de Educação. “Dentro de aproximadamente um mês entregaremos o Centro Integrado da Criança e do Adolescente à população de Vitória da Conquista”, certificou Guilherme Menezes.

O Governo Municipal também tem se empenhado para que Vitória da Conquista adquira uma unidade de Internação Provisória e Permanente para abrigar jovens que cometeram ato infracional. “Conseguimos o apoio da ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário que já assegurou R$10 milhões de reais de sua pasta para essa obra”, informou o gestor. A área em que será construído o centro possui 15 mil m² e foi doada pela Prefeitura Municipal ao estado em agosto de 2013.