Promovido pelo Sebrae, o encontro reuniu gestores públicos e micro e pequenos empresários

Capacitar micro e pequenos empreendedores e gestores públicos. Esse foi o objetivo do Encontro de Oportunidades e Negócios para Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais, promovido pelo Serviço de Apoio às Pequenas Empresas da Bahia (Sebrae), com o apoio do Estado e da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, nos dias 15 e 16 de setembro, no auditório da Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre).

Lívio Moniz

Durante o encontro, ocorreram palestras e oficinas sobre diferentes temas relacionados às compras governamentais, como processos de licitação e suas modalidades. De acordo com o gerente adjunto da unidade regional do Sebrae, Lívio Moniz, “o objetivo foi estreitar as relações entre fornecedores da agricultura familiar e de micro e pequenas empresas com as prefeituras municipais, Estado e União, sobretudo, para desmistificar os processos de venda aos governos”.

Gildelson Felício

O secretário municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, Gildelson Felício, acredita que a capacitação fortaleceu toda a região de Conquista. “Por meio dessas parcerias, os microempreendedores passam a se sentir habilitados e qualificados para vender aos governos públicos e a participar de licitações”, destacou. De acordo com o secretário, o Governo Municipal tem promovido, por meio da Semtre, ações permanentes para capacitar e orientar pequenos empresários que pretendem vender aos governos.

Gildásio Silveira

Seguindo a mesma linha, o secretário municipal de Administração, Gildásio Silveira, falou sobre a participação dos servidores públicos da Prefeitura no evento: “Participando dessa capacitação, o Município proporciona aos seus servidores mais facilidade, aumentando a transparência e a possibilidade das pessoas se inserirem nesse processo, o que beneficia a sociedade como um todo, pois os serviços da Prefeitura dependem muito de seus fornecedores.”

Marivone Batista

Para a inspetora-geral de Rendas da Prefeitura de Conquista, Marivone Batista, “esse evento é importante para que os gestores possam se capacitar para que saibam orientar o pequeno empreendedor, explicar e acatar o que está previsto pela legislação, pois, hoje, o processo de licitação tem leis que viabilizam e possibilitam o acesso desses empreendedores às compras públicas”. Segundo ela, o município tem quase 10 mil microempreendedores individuais cadastrados.

Carlito Ladeia

Carlito Ladeia é um dos pequenos empresários conquistenses que presta serviços às administrações públicas da região Sudoeste e, por isso, participou do evento. “Como eu estou trabalhando, hoje, com órgãos públicos e privados, achei que essa seria uma boa oportunidade. Essas capacitações são importantes para adquirirmos um conhecimento maior do que a legislação exige, tanto para a compra como para a venda”, ressaltou.

O Encontro de Oportunidades e Negócios para Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais acontece também em outras cidades da região: 17 e 18/9 – Itapetinga; 7 e 8/10 – Guanambi; 9 e 10/10 – Brumado; 13 e 14/10 – Jequié; e 15 e 16/10 – Ipiaú.