Vitória da Conquista esteve representada no Encontro Nacional de Gestores Estaduais e Municipais da Juventude, realizado em Brasília entre os dias 28 e 30 de agosto. O coordenador municipal da Juventude, Rudival Maturano, representou o Governo Municipal no evento, realizado pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), que contou com a presença do ministro-chefe Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral); da secretária nacional de Juventude, Severine Macedo; e do presidente do Conselho Nacional de Juventude, Alessandro Melchior.

O encontro reuniu gestores das três esferas governamentais, possibilitando o diálogo e a troca de experiências para o fortalecimento das políticas públicas voltadas para o segmento. Na ocasião, também foi realizada a eleição dos membros do Fórum Nacional de Gestores Municipais de Políticas de Juventude, cuja função será manter esse diálogo. Vitória da Conquista, representada por Rudival Maturano, será a única cidade da Bahia com representação nesse fórum.

O terceiro maior município da Bahia se destacou pelas políticas públicas voltadas para a juventude que já vem sendo desenvolvidas pelo Governo Municipal. “Vitória da Conquista foi escolhida como uma das três representantes do Nordeste. Na Bahia, o modelo de gestão de política pública para os jovens é Vitória da Conquista, devido ao Festival da Juventude, ao Estação Juventude, à Praça da Juventude, aos equipamentos do Centro de Artes e Esportes Unificados e à nossa forma participativa de governar. Essa participação no fórum será muito importante porque agora vamos poder socializar as informações de tudo que nós estamos desenvolvendo em nossa cidade”, afirmou Rudival.

Pacto com a juventude – Há aproximadamente um ano, o Governo Municipal assinou um pacto com a juventude conquistense que tem resultado em avanços significativos nessa área. Os jovens passaram a ter maior representatividade no governo, com a criação da Coordenação da Juventude, ligada à secretaria de Trabalho Renda e Desenvolvimento e Econômico.

O coordenador da Juventude considera a criação do setor como um marco na política municipal voltada para a juventude. “No próximo dia 22, nós comemoraremos um ano de assinatura do Pacto com a Juventude, e temos como meta a reestruturação e ativação imediata do conselho municipal da juventude, com eleição direta dos membros da sociedade civil e a implantação do Plano Juventude Viva, criado pelo Governo Federal”, comentou.