“A reunião foi ótima, uma alegria para a gente”, disse uma moradora

Em meio às chuvas que têm caído sobre o município nos últimos dias, os moradores do povoado de Algodão, próximo ao distrito de José Gonçalves, já se dedicam, diariamente, ao plantio de milho e feijão. Ainda assim, muitos deles reservaram a tarde desta quinta-feira, 5, para participar de uma reunião no Posto de Saúde da localidade, com o prefeito Guilherme Menezes e os secretários municipais Márcia Viviane de Araújo, de Saúde, e Odir Freire, de Agricultura.

Anezita: “É sempre bom ter a visita do prefeito na região”

Apesar da diversidade de assuntos discutidos, o tema predominante foi a saúde. A secretária responsável pela pasta, Márcia Viviane, observou a heterogeneidade dos participantes. “Foi uma reunião bem positiva”, avaliou a secretária. “Contamos com uma boa participação da comunidade não só daqui, mas também das outras regiões que também são atendidas pela equipe de saúde da família de José Gonçalves”.

Eunápio: “Prefeitura está dando suporte ao homem do campo”

Um exemplo foi a lavradora Anezita Almeida. Ela mora no povoado de Lagoa do Facão, que fica a cerca de quinze quilômetros de Algodão. Mesmo assim, fez questão de comparecer ao encontro com os representantes do Governo Municipal. “Sempre é bom ter a visita do Governo Municipal na região”, disse Anezita. “É preciso discutir para poder melhorar ainda mais”.

Já o presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de José Gonçalves, Eunápio Novais, considerou a reunião “muito proveitosa” e destacou, especialmente, a atuação do Governo Municipal na região, por meio da Secretaria de Agricultura: “Através do patrolamento de estradas, aração de terras e abertura de barragens e aguadas, a Prefeitura está dando suporte ao homem do campo, para que ele tenha acesso a uma maior qualidade de vida”.

A secretária de Saúde, Márcia Viviane de Araújo, e o prefeito Guilherme Menezes

‘Ideias interessantes’– Saúde é uma matéria que Naildes Moreira Santos, 64 anos, conhece de longa data. Ela trabalhou durante quase trinta anos como agente rural de saúde, prestando assistência a dez localidades da região de José Gonçalves – inclusive Algodão, onde mora até hoje. “Durante a semana, eu ia participar de cursos. Nos fins de semana, eu trabalhava junto com as pessoas. Foi muito bom”, recordou Naildes, hoje aposentada.

Naildes: “A reunião foi uma alegria para a gente”

O programa de agentes rurais de saúde foi resgatado em Vitória da Conquista a partir de 1997, a fim de levar o atendimento de saúde aos moradores da zona rural, por meio de visitas as famílias, fazer curativos e aferir pressão arterial.

A lida diária com a população tornou Naildes uma das pessoas mais conhecidas da região. “Até hoje gosto muito desse trabalho. Quando tem uma pessoa doente, vou lá visitar”, lamentou. A reunião, segundo Naildes, “foi ótima, uma alegria para a gente”. O prefeito Guilherme Menezes teve opinião semelhante. “Tem sido essa a nossa prática: discutir as demandas com a comunidade e, também junto com ela, buscar as soluções. Foi uma conversa muito rica, e dela surgiram ideias muito interessantes”, resumiu.