Notícias
Postado em 27 de agosto de 2013 as 19:27:56
Representando o Governo Municipal, a Secretaria Municipal de Saúde participou do IX Congresso da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis e do V Congresso Brasileiro de Aids, por meio de apresentação de trabalhos das Oficinas Operacionais – grupo de sífilis congênita. O evento aconteceu em Salvador, no período de 18 a 21 de agosto.
Foram apresentados dois trabalhos orais e dois pôsteres que abordaram questões sobre a sífilis congênita em Vitória da Conquista, como a prevalência da infecção em famílias, a avaliação dos insumos presentes nas unidades de saúde, a atuação do Programa de Saúde da Família e dos agentes comunitários de saúde no controle desse sério problema de saúde pública.
“A participação em congressos é muito importante, já que permite a troca de experiência, divulga os resultados dos estudos e dá visibilidade a uma gestão que prima pelo conhecimento científico”, ressaltou a assessora de Planejamento e Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde, Eliana Amorim, que participou das apresentações em Salvador. Os trabalhos apresentados contaram com a colaboração do Programa de Educação pelo Trabalho (PET Vigilância).
Sobre Pesquisas Operacionais: Orientado pelo professor doutor do Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará, Alberto Novais Ramos Jr., a pesquisa objetiva reconhecer a realidade epidemiológica e operacional do município, estabelecer um espaço de reflexão contextualizada na rede do SUS, favorecer a formulação de políticas públicas, com base em evidências. O estudo visa ainda articular ações organizadas com a rede de atenção básica, estimular e, principalmente, qualificar profissionais da rede, promovendo ações de educação permanente.
A primeira experiência municipal foi entre 2008 e 2010, quando aconteceuo I Congresso Baiano de DST/Aids ea substituição do nome Centro de Referência em DST/Aids para Centro de Atenção e Apoio à Vida Dr. David Capistrano Filho (Caav). O recebimento dos prêmios Selo Município Mundo em Boas Práticas de Prevenção em DST/Aids e o primeiro lugar na 10a Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (10ª Expoepi) também demonstram as melhorias no atendimento em Saúde de Vitória da Conquista.
Agora, com a participação no congresso brasileiro de DST, o município reafirmou o seu compromisso com a realização de estudos epidemiológicos e operacionais, a fim de buscar evidencias científicas para o processo de planejamento e gestão de uma saúde pública comprometida com a melhoria da qualidade de vida das pessoas.