Na tarde desta quinta-feira, 15, milhares de pessoas compareceram ao Ginásio de Esportes Raul Ferraz para participar da celebração de encerramento da festa da padroeira do município, Nossa Senhora das Vitórias. A celebração, que é organizada pela Arquidiocese de Vitória da Conquista, contou com a ilustre presença do Núncio Apostólico Dom Giovanni D’Aniello, representante do papa no Brasil.

Núncio Apostólico Dom Giovanni D’Aniello

Na ocasião, Dom Giovanni falou da satisfação em participar da celebração.”Para mim é uma imensa alegria estarmos aqui reunidos para celebrarmos essa data tão importante para toda a cidade. É sempre bom chegar em um lugar e ser recebido com tanto carinho; sou muito feliz por ter essa experiência e eu só tenho a agradecer ao povo de Conquista por estar me proporcionando esse momento singular. Agradeço também ao prefeito pela acolhida”, disse.

O prefeito Guilherme Menezes também participou da solenidade e saudou os fiéis. “ É uma honra para a nossa cidade receber todos os anos esse grande evento de saudação e comemoração da padroeira da nossa cidade. Este ano de 2013 tem sido muito importante para a comunidade católica do nosso país, com destaque para a Jornada Mundial da Juventude, que contou com a presença do papa Francisco, que semeou a paz por onde passou e nos deixou uma grande mensagem de solidariedade, fraternidade e humildade”, salientou o gestor.

Tradição – Em 2013 a festa da padroeira Nossa Senhora das Vitórias completou 204 anos e contou com a participação de mais de 60 padres de 32 municípios. A programação do evento, cujo o tema foi “Com Maria das Vitórias a Igreja reflete, confessa, celebra e testemunha a fé”, teve início no dia 6. Durante o novenário, houve diversas celebrações eucarísticas na Catedral Nossa Senhora das Vitórias.

Isaura Prates

A presidente da comissão organizadora da festa, Isaura Prates, falou sobre os preparativos que envolveram o evento. “Esta é a maior festa que a Arquidiocese de Vitória da Conquista organiza, por isso estamos preparando essa celebração há um ano. Uma equipe grande ajudou a construir essa festa tão bonita – um momento de celebração, de muita oração e muita fé”, destacou.

Vitória Chaves

Como resultado, a celebração agradou aos fieis. Para dona Vitória Chaves, devota de Nossa Senhora das Vitórias, a celebração é um momento de renovação de fé. “Há muitos anos eu participo dessa celebração. Acho que é um momento de renovarmos a nossa fé. Eu tenho muita fé e confiança na Nossa Senhora, que é a mãe de Deus e a nossa mãe. Eu me chamo Vitória em homenagem a ela, ela é a minha madrinha”, contou.

Também participaram do evento autoridades do Executivo e do Legislativo Municipal, Estadual e Federal.