Evento segue até o dia 30 de março, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida

Por volta das 21h da última sexta-feira, 21, soaram os acordes do Hino a Vitória da Conquista e do Hino Nacional, tocados pela banda de música da Polícia Militar. Em seguida, o espaço foi ocupado por outro som, igualmente solene: a voz do decano do evento, o locutor Moacir Figueira, que deu por iniciada a edição de 2014 da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Vitória da Conquista. “Senhoras e senhores, em nome da diretoria, declaro aberta a ExpoConquista 2014. A festa continua, que Deus abençoe a todos e boa noite. Alô estúdio!”, falou Figueira, incorporando mais uma vez o personagem que interpreta há 57 anos, e que o tornou uma das figuras mais conhecidas de Vitória da Conquista.

Entre esses dois momentos – a execução dos hinos e a abertura oficial –, houve a cerimônia de abertura, em que autoridades de diversos setores falaram ao público presente. Todos fizeram questão de ressaltar a tradição que envolve a ExpoConquista – “a melhor exposição agropecuária da Bahia”, no dizer do representante do Ministério da Agricultura, Paulo César Oliveira.

Márcio Higino Melo, chefe de Gabinete

Crescimento econômico– Representando o prefeito Guilherme Menezes, o chefe de Gabinete Civil da Prefeitura, Márcio Higino Melo, parabenizou a Cooperativa Mista Agropecuária de Vitória da Conquista (Coopmac), organizadora do evento, pelo trabalho realizado durante mais de uma década. Segundo Higino, esse trabalho “transformou a ExpoConquista nessa grandeza econômica que ela é hoje”.

O chefe de Gabinete aproveitou a oportunidade para dar as boas-vindas à nova diretoria, que deverá tomar posse no próximo dia 1º de abril – e que, segundo ele, “terá a imensa responsabilidade de manter o mesmo nível e a mesma grandeza da atual”.

Coriolano Moraes, vereador

Higino destacou, ainda, o crescimento econômico que, nos últimos anos, caracterizou o Brasil e, principalmente, o município de Vitória da Conquista, além de mencionar alguns dos grandes investimentos nos quais está focada, atualmente, a Administração Municipal. “Como dizer que não há crescimento e desenvolvimento, se há pleno emprego no país?”, interrogou.

O vereador Coriolano Moraes, que representou o Poder Legislativo Municipal, elogiou a organização do evento e mencionou sua importância para a região. “Esta exposição nos oxigena para que continuemos a trabalhar por Vitória da Conquista, fazendo com que a cidade seja referência para toda a Bahia e para todo o Brasil”, disse.

Claudionor Dutra, presidente da Coopmac

‘Grande parceiro realizador’ – Prestes a concluir seu quarto período à frente da Coopmac, Claudionor Dutra exaltou, novamente, as dimensões da ExpoConquista, e dedicou especial atenção à parceria com o Governo Municipal. “É o maior evento da nossa cidade, o mais tradicional e o mais antigo”, disse. “E a Prefeitura sempre foi um parceiro forte. Sem ela, seria impossível fazer um evento dessa natureza e desse tamanho. Nós a temos como um grande parceiro realizador, que se soma aos esforços dos produtores, empresários, comerciantes e expositores”, afirmou Dutra.

Odir Freire, secretário de Agricultura

A parceria também foi mencionada pelo secretário municipal de Agricultura, Odir Freire. “É um evento importante para Vitória da Conquista e região, todos sempre esperam que aconteça. E, para nós da Prefeitura, que temos uma parceria com a Coopmac, é de grande valia”, disse Odir.

A ExpoConquista segue até o dia 30 de março.