A Exposição será realizada entre os dias 15 e 24 de março no Parque de Exposições Teopompo de Almeida

A 47 ª edição da ExpoConquista – Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Vitória da Conquista – foi aberta oficialmente na noite dessa sexta-feira, 15, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida. A solenidade representa o início de um dos mais tradicionais eventos do agronegócio baiano. Neste ano, a ExpoConquista será realizada entre os dias 15 e 24 de março.

O evento, promovido pela Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), reúne, além da 47 ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial, a 11ª Exposição Nacional. Por meio de uma ação conjunta com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) há ainda a 10ª Feira Coopmac/Sebrae.

Parceria que deu certo– Para garantir novidades e dinamismo em cada edição, a ExpoConquista conta com apoios e parcerias de empresários, agricultores, órgãos públicos, unidades de ensino e instituições financeiras.

Márcio Higino, chefe municipal de Gabinete

A Prefeitura de Vitória da Conquista, como já é tradição, constitui um desses grandes parceiros. Todo ano, o Governo Municipal contribui com a realização do evento. De acordo com o chefe de Gabinete da Prefeitura, Márcio Higino, essa ação conjunta já acontece por muitos anos. “A cada ano, a Prefeitura participa, acompanha e traz as suas atividades e programas. Vários servidores municipais contribuem com a organização tanto da área interna quanto da parte externa do Parque”, ressaltou.

Claudionor Dutra, presidente da Coopmac

De acordo com o presidente da Coopmac, Claudionor Dutra, a parceria com o Governo Municipal fortalece ainda mais o sucesso já consolidado da ExpoConquista. “O órgão público é a chave para realização deste evento e a Prefeitura tem sido historicamente um forte parceiro”, reiterou.

Vários setores da Administração Municipal participam ativamente, antes, durante e depois da exposição. São ações que vão desde a segurança das instalações, limpeza, iluminação da área frontal do Parque de Exposições, à organização da distribuição dos estacionamentos e espaços comerciais.

A Feira de Economia Solidária também já é marca registrada durante a ExpoConquista. O espaço, destinado para comercialização de produtos como alimentos, acessórios e artesanato, é uma das opções de geração de renda do evento. Nesta 47ª edição, 74 estandes e 250 empreendedores ligados aos grupos de Economia Solidária de Vitória da Conquista participarão da Feira.

Sustentabilidade – O estande da Prefeitura inovou neste ano. Localizado em frente à Feira Coopmac/Sebrae, o espaço traz um conceito novo e moderno, com decoração e móveis baseados nos princípios da sustentabilidade.Toda a reforma do estante foi feita com o uso de materiais recicláveis”, informou Márcio Higino.

Negócios garantidos– Em cada edição da ExpoConquista, a economia é movimentada e há investimentos nos setores do comércio, indústria e agropecuária. Nesta 47ª edição, a expectativa da Coopmac é de que sejam gerados R$100 milhões em negócios durante a realização do evento.

Para atender a essa expectativa, a aposta foi em tecnologia. Conforme Claudionor, essa é a grande novidade desta edição. “Este ano, as inovações tecnológicas serão bastante fortes em toda exposição. Teremos uma quantidade de máquinas e equipamentos, principalmente no setor do café, muito interessante para os agricultores”.

As opções de negócios são muitas. Além de máquinas e implementos agrícolas, há ainda espaço para segmentos como o da construção civil, movelaria, informática e entretenimento. “A ExpoConquista é um evento que ajuda na composição do nosso Produto Interno Bruto/PIB municipal, que evolui, pois sabemos que temos ações e políticas públicas muito adequadas e que combinam com as iniciativas da área privada. Essa conjunção de esforços faz com que nosso município seja hoje ainda o primeiro que mais cresce no norte e nordeste do Brasil e um dos dez que mais cresce do país”, ressaltou o chefe de Gabinete.

Virgínia Hagge, superintendente do Ministério da Agricultura da Bahia

Fernando Vasconcelos, presidente da Câmara Municipal de Vereadores

Segundo a superintendente do Ministério da Agricultura da Bahia, Virgínia Hagge, a ExpoConquista é destaque em todo Estado. “A exposição daqui do município é uma das maiores que temos e não pode faltar no calendário do Ministério da Agricultura devido à sua importância”, contou. “Trata-se de uma realização marcante e que faz parte do calendário de eventos da nossa cidade”, lembrou o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Fernando Vasconcelos.