Governo Municipal mobiliza público LGBT no evento “Meu samba: sou mulher e é de mulher que eu gosto”
Desenvolvimento Social
Postado em 31 de março de 2014 as 15:52:54
Evento fechou a programação de março, mês historicamente dedicado às lutas das mulheres por seus direitos
Foi realizado na tarde desse domingo, 30, o evento “Meu Samba – Sou Mulher e é de Mulher que Eu Gosto”. O momento envolveu música, a cargo da cantora Ana Luiza Saldanha, confraternização e, acima de tudo, discussões, a fim de encerrar as atividades realizadas ao longo de março, mês historicamente ligado às lutas das mulheres por seus direitos.
A atividade foi programada pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. “Esse momento é também um motivo de festa, de entender que a gente tem um governo aberto para a possibilidade de transformar a diversidade sexual numa política pública”, disse o assessor técnico de Políticas para a Diversidade Sexual, Danilo Bittencourt.
Durante a programação, a Assessoria Técnica de Políticas para a Diversidade Sexual estimulou discussões e distribuiu um kit que consistia numa caneca, em cujo interior havia preservativos e panfletos com orientações sobre como evitar Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), além dos números de contato do setor. “O Governo Municipal tem um olhar mais voltado publicamente para essas demandas”, afirmou Danilo.
‘Política pública’ – A incorporação de tais lutas pelo Governo Municipal, transformando-as em políticas institucionais, foi elogiada por outra gestora pública: Marittza Ribeiro, representante territorial da Secretaria Estadual de Cultura. “Achamos importantíssimo a institucionalização, não somente LGBT, mas em qualquer área”, disse Marittza, que participou da atividade do dia 30. “Quando se fala de política e de cultura LGBT, fala-se de um grupo que sempre foi massacrado e colocado à margem da sociedade. A Prefeitura de Vitória da Conquista, trazendo essa política pública e a colocando no lugar de visibilidade, é importantíssimo”, disse.
‘Apoio’ – Olga Dantas e Diane Farias também não deixam de enxergar o evento como uma vitória. “A gente não pode perder as esperanças. É seguir em frente, erguer a cabeça e lutar, lutar e lutar”, observou Olga, enfatizando a repetição da última palavra e dando mostras de que a luta, obviamente, continua – e com o decisivo apoio do Governo Municipal. “A gente não desiste. Graças a Deus, temos apoio. E esperamos continuar a ter esse apoio mais ainda”.