Gabinete Civil
Postado em 25 de março de 2025 as 11:11:07
A cidade de Vitória da Conquista sediou o 1º Congresso de Gestão em Saúde da Região Sudoeste, que aconteceu na última sexta (21) e sábado (22). O evento, realizado pelo Sindicato dos Hospitais e Estabelecimento de Saúde da Região Sudoeste (SindhSudoeste), teve apoio da Prefeitura Municipal, que foi representada pelo vice-prefeito, Aloisio Alan, pelo procurador-geral, Jônatan Meireles, e pela secretária de Saúde, Fernanda Maron, que esteve presente no primeiro dia de palestras.
Ao longo dos dois dias, representantes de hospitais, clínicas, laboratórios e demais estabelecimentos de Saúde, além de estudantes e profissionais de Direito, Administração, Contabilidade e Saúde, debateram o tema “Tendências e Perspectivas para a Saúde da Região Sudoeste”, com palestras e painéis que abordaram os principais desafios para a gestão da assistência médica atualmente, como empreendedorismo, inovações tecnológicas e questões jurídicas.
O vice-prefeito, Aloisio Alan, médico de formação com décadas de atuação profissional e de ensino, foi o responsável pela fala de abertura do segundo dia do congresso. Aloísio Alan destacou a importância do evento para Vitória da Conquista, que é referência nos serviços de saúde para a região Sudoeste da Bahia, Norte de Minas Gerais e outras regiões.
“Viemos para prestigiar e fortalecer as relações da Prefeitura com as instituições, tanto públicas quanto particulares, de uma cidade que é um polo de saúde. Nós ficamos felizes porque sempre estamos participando desses eventos, o que mostra que a cidade definitivamente assume uma posição de destaque na prestação de serviços”.
Aloisio Alan relembrou ainda os estudos que apontam Vitória da Conquista como a melhor cidade da Bahia para se viver, como o Índice de Progresso Social (IPS) de 2024, que avalia parâmetros como segurança pessoal, moradia, acesso ao conhecimento e saúde e bem-estar. “É um orgulho para o conquistense ter uma cidade com uma vocação especial na área de saúde”, completou.
Em seguida, o procurador-geral do município, Jônatan Meireles, mediou o painel “Os desafios Jurídicos na Gestão de Saúde”, que abordou questões relacionadas ao direito médico e aos aspectos práticos da Lei Geral de Proteção de Dados.
Jônatan salientou a posição de vanguarda de Vitória da Conquista na construção do conhecimento científico que integra a área jurídica com a da saúde: “A cidade está se consolidando na oferta de serviços, e é importante que o conhecimento não seja compartimentado, mas integrado. Por isso que temos uma atuação conjunta com a Defensoria Pública, a Vigilância Sanitária, e demais órgãos e instituições, para que a regulamentação jurídica consiga acompanhar o ritmo das transformações tecnológicas e sociais”.
Presidente do SindhSudoeste, Paulo Roberto Gadas agradeceu o apoio do Governo Municipal, e reforçou a importância de Vitória da Conquista como um polo regional de saúde: “É fundamental oferecer aos participantes a oportunidade de conhecer as novas tendências na área da saúde no Brasil e no mundo, para podermos aperfeiçoar a gestão da saúde no nosso município e prestar o melhor serviço para a população”.