Com o objetivo de capacitar os servidores públicos municipais e agentes políticos com cursos de aperfeiçoamento oferecidos pela Escola Federativa plataforma criada pela Secretaria Especial de Assuntos Federativos, da Secretaria de Governo da Presidência da República, a Prefeitura Municipal criou o Núcleo da Escola Federativa.

Ontem, uma reunião conduzida pela secretária municipal de Governo, Geanne Oliveira, responsável pelo programa no âmbito local, deu posse aos servidores que comporão o núcleo e serviu para alinhar os pontos iniciais para a sequência das atividades.

Geanne Oliveira explicou que os representantes de cada secretaria estarão em contato direto com o núcleo e vão estimular os colegas servidores a fazerem as capacitações. Ela lembrou que, após a criação do núcleo, o número de participantes em cursos da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) deu um grande salto. “Dados da Enape informam que, em 2021, 460 servidores participaram de cursos e e depois do Núcleo da Escola Federativa, com link direto no Portal do Servidor, foram 934 formações”, disse a secretária. Os cursos estão disponíveis no Portal do Servidor no link da Escola Virtual.

Para estimular a participação dos servidores, o Núcleo da Escola Federativa está orientando os servidores a se inscreverem na trilha básica do conhecimento, que oferece cursos nas áreas de gestão da informação e documentação, politicas públicas e governo local, noções introdutórias de licitação e contratos administrativos, gestão orçamentária e financeira e ética no serviço público. “Além do aprendizado e certificado, os servidores que percorrem essa trilha até o dia do servidor municipal vai receber um prêmio, que é surpresa”, concluiu Geanne.