Responsável pelo desenvolvimento da política ambiental em Vitória da Conquista, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza uma série de ações voltadas à promoção, conservação, preservação e recuperação ambiental no município. Tais ações estão presentes tanto na zona urbana quanto nos distritos e povoados.

Os trabalhos da secretaria são desenvolvidos por meio dos vários setores, serviços e projetos. Entre esses setores está o Módulo de Educação Ambiental. Trabalhando com crianças e adolescentes das redes municipal e estadual de ensino, além de entidades civis locais e regionais e da comunidade em geral, o setor apoia e realiza oficinas de reciclagem, semanas temáticas, campanhas de educação ambiental e palestras, entre outros.

Poço Escuro

Somente em 2013, mais de 5 mil pessoas participaram das palestras oferecidas pelo módulo, que também monitora visitas à Reserva Florestal do Poço Escuro – fonte de estudo para pesquisadores e estudantes que desejam conhecer um pouco mais sobre o meio ambiente local. No último ano, a reserva, que fica do Parque Municipal da Serra do Periperi, recebeu cerca de 2.500 pessoas.

O secretário de Meio Ambiente, Hudson Castro

Para o secretário municipal do Meio Ambiente, Hudson Castro, as atividades de educação ambiental são muito importantes. “As pessoas estão entendendo a necessidade de cuidar do meio ambiente, principalmente dos locais onde elas vivem, e isso é interessante”.

Herbário Sertão da Ressaca

Também se encontra na Serra do Periperi o Herbário Sertão da Ressaca. Nele, são desenvolvidas atividades relacionadas à produção de mudas de árvores nativas e espécies não originárias na região. As mudas produzidas são utilizadas pela Secretaria do Meio Ambiente, para atividades de recuperação de áreas degradadas no Parque Municipal da Serra do Periperi e em outros locais, além de serem doadas a instituições ou pessoas que desejam recuperar áreas atingidas pela degradação ou formar pequenos bosques. No decorrer do ano de 2013, foram doadas 2.850 mudas de árvores.

Horto Florestal

Horto Florestal – Ainda no sentido de incentivar um contato maior entre a população e a flora local, a Prefeitura conta com o Horto Florestal Vilma Dias, por meio do qual são distribuídas, gratuitamente, para a população mudas de árvores nativas e frutíferas. Em 2013, mais de 24 mil mudas foram implantadas em órgãos públicos e de terceiros em Vitória da Conquista. Além disso, foram realizados plantios de mudas e palestras sobre educação ambiental em diversas áreas verdes da cidade. O horto também é responsável pela execução de projetos de paisagismo e manutenção de todas as praças, as avenidas e os canteiros da cidade. O serviço ainda atua no atendimento às demandas solicitadas para recuperação e implantação de jardins em órgãos públicos.

Vista da Serra do Periperi

Parques Municipais – A Secretaria de Meio Ambiente também é responsável pela manutenção e conservação dos parques municipais, onde se encontram diversos exemplares da fauna e da flora. Um desses locais é o Parque Municipal da Serra do Periperi. O espaço conta com área de aproximadamente 1.300 hectares e preserva os remanescentes da mata de cipó, da vegetação nativa e das nascentes existentes no local. Nele também se encontra a Reserva do Poço Escuro.

Lagoa das Bateias

Outro parque ambiental do município é o da Lagoa das Bateias, que faz parte da sub-bacia da Bacia do Rio Santa Rita, que integra a Bacia do Rio Verruga e localiza-se na zona urbana de Vitória da Conquista. Situado na zona oeste da cidade e com uma área de aproximadamente 53 hectares, o parque abriga uma série de equipamentos para a prática de esportes, além de parque infantil e quiosques destinados à alimentação. Nele, está instalado o Museu de História Natural, formado por uma grande variedade de espécies de animais. Em 2013, o parque foi palco de inúmeras atividades, entre elas, o campeonato de Kart e o projeto Brincando na Lagoa.

O secretário do Meio Ambiente falou sobre a ampliação desses espaços: “Além dos parques e das praças existentes, hoje em Vitória da Conquista estamos trabalhando no sentido de criar novos espaços, nos quais as pessoas possam estar em contato com a natureza, apreciando-a, e também descansar e recarregar suas energias”.

Cetas

Cuidado com a fauna local – Quando o assunto é o cuidado com a fauna, Vitória da Conquista é referência graças ao trabalho desenvolvido pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Instalado em uma área de mais de 260 m², o serviço já atendeu mais de 37 mil animais, desde que foi implantado, no ano 2000.

Somente em 2013, o Cetas recebeu mais de 2.600 animais, a maioria aves, seguidos por répteis e mamíferos. Trabalhando em parceria com o Ibama, o centro desenvolve atividades técnico-científicas de recepção, identificação, tratamento, manutenção e destinação de animais silvestres apreendidos por diversos órgãos de fiscalização. Ano passado, 71,9% desses animais, após receberem cuidados especiais, foram devolvidos às reservas naturais. Quando isso não foi possível, eles foram destinados a zoológicos, parques zoobotânicos ou criadouros comerciais e conservacionistas.

Legislação ambiental – A política ambiental também ganha forças em virtude da legislação ambiental existente do município, que conta, desde 2007, com o Código Municipal do Meio Ambiente. Entre outras coisas, o regime trata do licenciamento ambiental. A Secretaria de Meio Ambiente recebeu em 2013, mais de 230 solicitações de licenciamento ambiental. “Isso demonstra o crescimento econômico de Vitória da Conquista e também a postura da Administração Municipal de coibir práticas ilegais nesse sentido”, destacou Hudson Castro.