Em Vitória da Conquista, as políticas públicas para a juventude estão se fortalecendo a cada dia. A Prefeitura Municipal criou, no ano passado, a Coordenação Municipal da Juventude, ligada à Secretaria de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico. Atuante, o órgão municipal tem se articulado com as entidades civis da cidade e organismos do poder público federal.

O município foi um dos 23 escolhidos pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) para desenvolver o programa Estação Juventude. Ao fim dos próximos dois anos estará pronto um diagnóstico sobre a população juvenil de Vitória da Conquista que pautará a implantação de novos serviços, programas e ações direcionadas a esse público. O Governo Federal investiu no programa aproximadamente R$ 270 mil, aos quais se juntam cerca de R$ 120 mil provenientes da Prefeitura Municipal.

Para executar o mapeamento desse segmento, que corresponde a um quarto da população do município, a equipe do Estação Juventude atuará num espaço situado dentro da Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre), onde serão atendidos jovens entre 15 e 29 anos, por meio de cursos, oficinas, entre outros.

Além de sediar as atividades da Estação da Juventude, o novo espaço deverá abrigar também o Conselho Municipal da Juventude, órgão que o Governo Municipal trará de volta ao funcionamento ainda no segundo semestre deste ano.

Acesso ao lazer– Com objetivo de ampliar espaços voltados para o lazer, a cultura e a prática de esportes, o Governo Municipal está na etapa final de construção da Praça da Juventude, situada no entorno do Poço Escuro. O investimento total para a construção da praça ultrapassa 1,19 milhões de reais, recursos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC I), com contrapartida da Prefeitura.