Investir na infraestrutura das unidades de ensino municipais para garantir à comunidade escolar um ambiente adequado, seguro e moderno para o processo de ensino-aprendizagem. Esta é uma das prioridades do Governo para Pessoas e que já beneficiou, num período de pouco mais de dois anos, 67 unidades, com serviços como reformas, ampliações ou construções.

Nas próximas semanas, mais três serão entregues, após terem passado por processos de reestruturação. No dia 20, às 16h, será a Escola Municipal Padre Isidoro, no povoado da Estiva. Em seguida, no dia 26, no mesmo horário, será a vez da Escola Municipal Maria Rogaciana, no bairro Brasil. Finalmente, em 3 de agosto, também às 16h, será entregue a Escola Municipal Mãe Vitória de Petu, no bairro Cruzeiro, cuja reforma também já foi concluída.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), até o fim do ano, serão entregues melhorias em mais 18 escolas, incluindo a construção da nova Escola Municipal Antônia Cavalcanti e Silva, que beneficiará mais de 1.200 alunos, e o Centro de Formação de Professores Lions Clube. Com estas entregas, o Governo para Pessoas terá investido, neste período, mais de R$ 18 milhões.

“Sabemos que somente a educação transforma a sociedade e, por isso, temos o compromisso de oferecer uma educação de qualidade à população conquistense. E isso demanda profissionais qualificados e estrutura física adequada, que atenda bem a quem trabalha e também a quem estuda. Essa é uma tarefa que assumimos com bastante responsabilidade”, afirmou a prefeita Sheila Lemos.

Como principal exemplo deste compromisso está a Escola Municipal Otaviano Salgado, entregue à comunidade de Campo Formoso, no distrito de Iguá. Num investimento superior a R$ 2,3 milhões, o novo prédio passou a contar com seis salas de aula, laboratório, auditório, cozinha, refeitório, sala de leitura, depósito e espaço para recreação.

Além disso, a unidade também se tornou a primeira escola da zona rural a oferecer ensino em tempo integral.

Outra obra que merece destaque é a reforma da Escola Municipal Mozart Tanajura, localizada no bairro Vila América. Por meio desta intervenção, a unidade recebeu melhorias que abrangem, entre outras, a troca de madeiramento do telhado, retelhamento com telhas em cerâmica, instalação de forro PVC em todas as salas e revisões nas instalações elétricas e hidráulicas.

A manutenção realizada pela Smed não se direcionou somente às construções, mas também a serviços como carpintaria, capina de terrenos ao redor das unidades, limpeza de fossas e caixas de gordura, desinfecção de caixas d’água, entre outras intervenções.

Mobiliário e outros utensílios

No que se refere à distribuição de mobiliário escolar, a Smed entregou 2 mil carteiras escolares nos primeiros seis meses de 2023. Para os alunos da Educação Infantil, foram entregues 240 conjuntos infantis durante o mesmo período. Também entre janeiro e junho, a Rede Municipal de Ensino recebeu 110 conjuntos de forno e fogão, 60 freezers, 600 ventiladores de parede, 100 purificadores de água, 100 liquidificadores industriais, 150 cadeiras giratórias, 3,3 mil cadeiras fixas, 80 mesas para reunião, 100 armários do tipo “roupeiro”, 100 armários de aço, 200 arquivos de aço deslizantes e 30 estantes de aço reforçadas.

Também foram distribuídos fardamentos para os servidores da Smed: os vigilantes receberam 150 unidades; os manipuladores de alimentos, 367; e os auxiliares de higienização, 571. Na marcenaria, a produção de mobiliários e materiais em MDF atingiu a marca de 271 objetos fabricados.