A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), está recuperando uma passagem de água na Rua das Pedrinhas, localizada na sede do distrito de Bate-Pé, depois que o tubo de drenagem foi destruído pelo fogo, em decorrência de ação humana.

Segundo o subprefeito de Bate-Pé, Arlindo Rebouças, o serviço de instalação foi iniciado no começo desta semana e está previsto para terminar nesta sexta-feira (19). “Sem esse serviço aqui, nós temos que dar uma volta muito grande até a sede do distrito. Então por isso nós estamos com essa emergência. Hoje falta somente um pedacinho pequeno para colocar. Já na próxima semana, começa a recuperação da pavimentação”, declarou.

Com a destruição de um dos dois tubos de PVC alocados na área, que são utilizados para garantir o escoamento das águas pluviais e do riacho que passa na região, sem prejudicar o tráfego, o solo passou por um processo de deterioração, o que provocou uma erosão do pavimento. Assim que soube do ocorrido, uma equipe de engenheiros foi enviada ao local para inspecionar e avaliar os prejuízos.

Na ocasião, também foi realizado um levantamento do material que seria usado na restauração da estrutura da manilha, que praticamente foi quase toda destruída pelo fogo. Além disso, no mesmo período, a pasta buscou informações junto ao fabricante do tubo e foi informada que seria improvável que o material tivesse pegado fogo sem ser direcionado para isso. Dessa maneira, é provável que houve mais de um foco de incêndio para causar o incidente.

Recuperação da estrada de acesso a São Mateus

Mais uma obra de infraestrutura no distrito de Bate-Pé está sendo executada pela Prefeitura. Dessa vez, é a recuperação da estrada que dá acesso ao povoado de São Mateus. Como a região possui muitas pedras, o translado por meio de transporte coletivo estava difícil, porque quando chove, os veículos não conseguem subir algumas ladeiras da localidade. Agora, com a recuperação, por meio do cascalhamento da área, os automóveis vão poder passar com mais facilidade.