O Governo para Pessoas, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), deu início, nesta quinta-feira (2), à elaboração do Plano Municipal de Turismo. O cronograma de ações a serem desenvolvidas para atingir esse objetivo foi apresentado à prefeita Sheila Lemos, durante uma reunião, em seu gabinete, com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, representantes do Sebrae e da empresa Cria Rumo, que fará a consultoria.

Por entender que investir em turismo resulta, entre outros aspectos, na melhoria nos serviços prestados na cidade, na geração de novos postos de trabalho e surgimento de novos negócios, a prefeita afirmou que as expectativas são positivas. “Tenho certeza de que o que está por vir é grandioso e atenderá o que as pessoas esperam em relação ao turismo, que o turista descobrirá, por exemplo, as nossas belezas naturais, como a caatinga que é linda”, destacou.

Tanto a prefeita quanto o secretário da pasta, Marcos Ferreira, reforçaram que a gestão está à disposição para a realização do trabalho. “O plano vem somar com outras ações, como o HUB de turismo, a oficialização de Conquista como portal turístico da Chapada Diamantina, qualificando e credenciando a cidade para receber investimentos governamentais para o desenvolvimento do turismo, o desenvolvimento da nossa área de alimentos e bebidas. Enfim, é o escopo formal e teórico de todo o desenvolvimento turístico de Conquista”, reforçou.

Segundo a consultora da área de Turismo da empresa, Rejane Mira, esse é um projeto que precisa ser desenvolvido com a participação popular, do poder público e iniciativa privada. “Então, essa reunião com a prefeita foi imprescindível. Já começamos com o pé direito no momento em que temos esse apoio da Prefeitura. Essa receptividade dela e equipe faz toda diferença e já nos sinaliza um resultado positivo”, assegurou.

De acordo com a consultora, o plano de trabalho é desenvolvido em quatro etapas. A primeira é que está em andamento consiste na sensibilização e mobilização dos envolvidos no processo; a segunda será um diagnóstico/inventário turístico, de acordo com o que é preconizado pelo Ministério do Turismo; a terceira consiste na definição das estratégias, com a construção do plano; e a quarta, na implementação de ações.

Já nessa perspectiva turística, a gerente de Agronegócio do Sebrae, Mônica Teixeira, informou à prefeita acerca da realização da 16º Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivado, que acontece de 14 a 16 de julho, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida. Esta é a primeira vez que o evento acontece na Bahia. É esperada a participação de 4 a 5 mil pessoas por dia, em um encontro que visa integrar todos os elos da cadeia produtivas do leite.