Desenvolvimento Social
Postado em 25 de abril de 2024 as 11:24:40
Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), o Governo Municipal promoveu, nessa quarta-feira (24), uma solenidade de abertura do ciclo de formação para trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) de Vitória da Conquista.
O evento, realizado no auditório da Faculdade Santo Agostinho (Fasa), dá início a uma série de encontros formativos que serão realizados com as equipes de todas as unidades de atendimento da assistência social do município, até dezembro, com a mediação da professora Abigail Torres, que é referência nacional na Política Pública de Assistência Social e atua no acompanhamento da implementação do Suas no Brasil, há mais de 20 anos.
Na abertura da solenidade, o secretário da Semdes, Michael Farias, destacou o compromisso do Governo para Pessoas de qualificar os trabalhadores e fortalecer as Organizações da Sociedade Civil (Osc’s), visando garantir serviços de qualidade aos usuários da assistência social. “Hoje nós estamos dando mais um passo importante para qualificar, ainda mais, os trabalhadores do Suas, fortalecer as Organizações da Sociedade Civil e principalmente fazer com que as nossas unidades socioassistenciais possam verdadeiramente garantir aos usuários serviços de qualidade”, afirmou o secretário.
Ao falar para os profissionais, a professora Abigail pontuou a importância do investimento do município no processo de educação permanente. Segundo ela, a formação também contribui para que os profissionais estejam cada vez mais engajados no aprimoramento dos atendimentos direcionados às famílias.
“Nós esperamos, principalmente, que as formas de relação dentro dos serviços melhorem do ponto de vista do acolhimento e do acompanhamento das pessoas. Buscamos também aumentar a capacidade dos profissionais em reconhecer os problemas que os usuários estão enfrentando e em pensar estratégias para fortalecer as pessoas e as relações entre elas, dentro dos territórios, dentro das famílias e com os serviços públicos”, disse Abigail.
Para a psicóloga da Casa do Andarilho, Cecília Lacerda, o ciclo formativo tem proporcionado evolução profissional e pessoal aos trabalhadores da rede. “Esse momento é muito significativo, traz um crescimento espetacular. Eu fico feliz de poder vivenciar esta preocupação da educação permanente em investir para que o Suas se torne realmente proeminente em fortalecimento de vínculos e em atender os usuários como eles merecem. Isso nos torna pessoas melhores também”, comemorou Cecília.