Foi com muita festa e alegria que os profissionais e usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) – Djalma Vieira e Silva comemoraram a inauguração da sede própria do serviço, entregue pela Prefeitura Municipal, na tarde desta segunda-feira (27), na Avenida Régis Pacheco, no Centro.

O novo espaço é amplo, mais confortável e conta com seis salas de atendimentos individuais, farmácia, sala de enfermagem, sala de injetáveis, recepção, cozinha, refeitório, áreas de convivência, salas de atividades coletivas, arteterapia, copa, sanitários, sala de reuniões, administrativo, almoxarifado, depósito, dentre outros espaços.

Rudh Oliveira

Acompanhado pela equipe do Caps II há 20 anos, o usuário Rudh Oliveira, 40 anos, ficou feliz com a nova sede. “Vendo todo espaço arrumado, conhecendo melhor, eu gostei! Achei bonito, bem dividido, articulado, bem localizado também, e que dê tudo certo para que todos sejam contemplados para fazer o seu tratamento aqui”, afirmou Rudh.

Elizete Silva

Muitos familiares dos usuários atendidos pelo Caps II, que também estão no convívio diário, fizeram questão de participar do ato de entrega. Dona Elizete Silva, mãe de Gisele que é acompanhada pelo Caps II desde 2013, comemorou: “Eu amei! Maravilhoso! A gente gostava muito lá do espaço onde a gente estava, porque tinha muitas plantações e árvores, mas aqui está sendo maravilhoso, fiquei encantada com a maravilha que nós recebemos hoje, um espaço muito bom. Fiquei muito feliz e agradeço por essa maravilha que nos proporcionaram”.

Na cerimônia de entrega, a prefeita Sheila Lemos, acompanhada do secretário municipal de saúde, Vinícius Rodrigues, e da subsecretária Fernanda Maron, afirmou que esse era um sonho antigo e muito aguardado pela comunidade do Caps II, que precisou ser um pouco adiado por conta da pandemia, quando o espaço foi cedido para o Gripário.

“Foi através desse espaço que nós pudemos salvar muitas vidas e também na pandemia que aprendemos o quanto devemos ter uma atenção redobrada para a nossa saúde mental. Agora podemos estar devolvendo à saúde mental esse espaço que foi pensado para o Caps II. Quando a gente chega aqui e é bem recebida por essa equipe com um sorriso de orelha a orelha, é que a gente entende o quanto que esse espaço é importante para o nosso município”, ressaltou Sheila.

Todos os profissionais do município comemoraram calorosamente a realização desse sonho. “É uma luta antiga que a gente tinha por um lugar melhor, não só pra gente ter uma melhor condição de trabalho, mas, principalmente, pelos usuários, porque eles merecem ser cuidados num lugar mais confortável, com uma qualidade e é isso que conquistamos agora. Estamos muito felizes!”, contou Patrícia Costa, que é psicóloga do Caps II há 9 anos.

O psicólogo e gerente do serviço, Vinícius Reis, disse que cada canto da nova sede tem um pouco de cada profissional e usuário que contribuiu com trabalhos artísticos para que a nova sede fosse entregue hoje. “Há 7 anos, a gente estava esperando pela nossa sede própria e hoje percebemos nos mínimos detalhes de cada sala, da pintura, da força, da garra de cada profissional e de cada usuário que nos ajudou a montar esse espaço”, destacou Vinícius.

Equipe do Caps II

Na oportunidade, a prefeita ainda anunciou, em primeira mão, que a Prefeitura conseguiu fazer a inscrição do projeto no PAC para construir também o Caps Infanto-juvenil (Caps I), que também será inaugurado em sede própria.