Com o objetivo de estreitar laços com a comunidade acadêmica de Vitória da Conquista, a prefeita Sheila Lemos, acompanhada de uma comitiva do Governo Municipal, realizou uma visita de cortesia às instalações da Uninassau nesta quarta-feira (11). A visita foi guiada pelo diretor da instituição, Davidson Martins. Na oportunidade, foram avaliadas as parcerias que estão em andamento entre a Prefeitura e a faculdade, a exemplo do Projeto Conquistar, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e oficinas voltadas para autonomia da mulher, da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres. Além disso, foram discutidas possíveis parcerias futuras.

Para a prefeita Sheila Lemos, quando uma instituição de educação extrapola os muros das salas de aula, quem ganha com as contribuições é a comunidade. “Parabenizo a universidade por todas as iniciativas que vem realizando ao abraçar e participar ativamente da vida da cidade. Vitória da Conquista é um campo fértil, onde ‘tudo que se planta dá’. É um povo empreendedor, trabalhador, criativo, que está sempre aberto para novos aprendizados e crescimento. E essa parceria da faculdade com a Prefeitura só potencializa esse desenvolvimento”, disse a gestora.

De acordo com o diretor, Davidson Martins, os alunos e a faculdade também têm muito a ganhar com a parceria. “A gente entende que o aluno precisa de prática, precisa estar inserido na sociedade onde ele está localizado. E essa inserção a gente consegue através de parcerias como essas que realizamos junto à Prefeitura e às Secretarias Municipais, onde os alunos levam para prática o que aprenderam na teoria em sala de aula, seja em atendimentos nas redes públicas de saúde e ensino, seja recebendo a comunidade aqui na instituição”, explicou Davidson.

Prefeita Sheila Lemos e Davidson Martins

Parcerias de sucesso

Uma das parcerias em andamento é o Projeto Conquistar – iniciativa da Coordenação Municipal de Juventude que tem o objetivo de preparar alunos de baixa renda para um bom rendimento na prova do Enem. Atualmente, estão matriculados 200 alunos. As aulas são ministradas pelos professores do Pré-Vestibular Zênite e acontecem na Uninassau.

“É importante destacar que a parceria com a Uninassau é interdisciplinar e abrange mais de uma secretaria, o que, por si só, já seria louvável. Mas, com a direção desta casa, essa interdisciplinaridade também se destaca dentro da sociedade. No nosso caso, o desenvolvimento econômico está diretamente atrelado à formação, treinamento e educação, pontos proporcionados pela faculdade”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira.

Também há uma parceria contínua com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres com a chamada “Sala Segura”, um espaço pensado para o acolhimento de mulheres em situação de violência, na qual elas recebem os primeiros atendimentos e orientações tanto psicológicas quanto jurídicas, sendo, posteriormente, encaminhadas ao Centro de Referência Albertina Vasconcelos (Crav) onde continuam o acompanhamento. A política de conscientização contra a violência e o feminicídio se estende por toda a faculdade, com cadeiras vermelhas que contém dizeres que alertam que aquele espaço poderia ser de uma vítima de feminicídio; por essa razão, essas cadeiras, inclusive, não podem ser ocupadas.

Segundo a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira, esse laço criado entre o poder público e instituições da sociedade é fundamental para que o maior número de pessoas sejam atendidas e contempladas pelos serviços. “A maioria da população de Vitória da Conquista é formada por mulheres. A demanda é muito grande, infelizmente, tanto no acolhimento de mulheres vítimas de violência quanto em relação ao trabalho de autonomia dessas mulheres. Então, nesse sentido, as instituições privadas são muito importantes para que as políticas públicas possam ser colocadas em prática, bem como para que novas iniciativas possam surgir. A gente tem trabalhado nesse sentido, buscando sempre fortalecer o vínculo com as instituições que vão chegando no nosso município”, afirmou a secretária.

Outra iniciativa que está acontecendo em uma das salas da faculdade é o curso de nivelamento e capacitação do Simtrans e da Guarda Municipal. Além disso, alguns projetos também estão sendo estudados como possibilidades para a parceria: bolsas de estudos para mães atípicas e de filhos com doenças raras, extensão do atendimento dos laboratórios de odontologia, psicologia e fisioterapia, a colocação de um “Banco Vermelho” em algum espaço público para chamar atenção da sociedade e conscientizar a respeito da violência contra a mulher.