Com o objetivo de qualificar as ações de saúde na zona rural de Vitória da Conquista, o Governo Municipal tem investido na melhoria e na ampliação da infraestrutura voltada para o atendimento em saúde no interior do município, com a reforma e construções dos Postos de Saúde em diversas localidades. Nesta quinta-feira, 10, foi a vez da comunidade quilombola do Velame (distrito de Veredinha) comemorar a entrega do Posto de Saúde.

O evento contou com a presença de moradores da comunidade, do vice-prefeito Joás Meira – que, na oportunidade, representou o prefeito Guilherme Menezes –, da secretária de Saúde, Márcia Viviane de Araújo e de demais integrantes do Governo Municipal, bem como do presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Louzado. Este foi o segundo posto entregue nas duas últimas semanas.

Na oportunidade, o vice-prefeito Joás Meira ressaltou o compromisso da Administração Municipal com o interior do município. “Por onde se anda, na zona rural, é possível ver as ações que o Governo Municipal promove, seja com relação às estradas, às construções de barragens, escolas e postos de saúde. São obras que proporcionam qualidade de vida ao homem do campo”, realçou.

Josete Custódio

A nova estrutura do Posto de Saúde, construído com recursos próprios do Município, abrigará os atendimentos itinerantes realizados pela Equipe de Saúde da Família de Veredinha. A equipe levará para cerca de 200 pessoas, ações de promoção e prevenção à saúde, bem como atendimento médico e de enfermagem.

Lúcio dos Santos

“Agora, nós teremos um local muito mais adequado para o atendimento, principalmente dos idosos e das crianças”, destacou a agente comunitária de saúde da localidade, Josete Custódio.

Para o senhor Lúcio dos Santos, que mora na comunidade, o novo posto é fruto da participação popular. “Nos organizamos, toda comunidade se envolveu. Estamos muito felizes e temos certeza que o atendimento vai ficar muito melhor agora”, avaliou.

José Louzado

Mesma opinião tem o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Louzado. “Esta sempre foi uma localidade que se destacou pela organização e união de sua população, por isso tem alcançado grandes conquistas ao longo destes anos”, lembrou.

Luciano Fortunato

O presidente da Associação de Moradores do local, Luciano Fortunato declarou: “É um prazer muito grande receber uma obra como esta, que sabemos que vai contribuir para nossa saúde”.

A enfermeira da equipe de Veredinha, Ernanda Alves, também lembrou a importância do posto para a qualidade no atendimento: “agora, temos um posto com toda a condição para o atendimento da comunidade”.

Ernanda Alves

Os novos equipamentos que estão sendo entregues em toda zona rural servirão de apoio aos atendimentos das equipes durante as visitas. Isso porque em cada sede de distrito do município existem Unidades de Saúde sedes, que ficam abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para o atendimento de toda a comunidade pertencente a sua área de abrangência.“O Governo Municipal tem buscado a cada dia ampliar o acesso da população aos serviços de saúde com qualidade”, concluiu a secretária Márcia Viviane de Araújo.