Desenvolvimento Rural
Postado em 14 de maio de 2025 as 07:00:18 e atualizado em 15 de maio de 2025 as 09:04:02
Com o objetivo de viabilizar a implantação do [Modelo de Gestão Compartilhada] na Zona Rural de Vitória da Conquista e região, como alternativa para beneficiar a população rural dos distritos e povoados do município, o Governo Municipal se reuniu, na manhã dessa terça-feira (13), com representantes da Companhia de Engenharia Hídrica do Estado da Bahia (Cerb).
Participaram da reunião, além da prefeita Sheila Lemos, o secretário da Casa Civil, Coronel Ivanildo da Silva, o secretário de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, e a equipe da Cerb: o gerente regional, Luís Alberto Sellman, os engenheiros Jean Macedo e Tiago Ribeiro, a assistente social, Patrícia Chaveiro, e a gerente da Central de Abastecimento do município de Caetité, Poliana Brandão.
Durante o encontro, foi apresentado o modelo disponibilizado pelo Governo do Estado da Central de Associações Comunitárias. “Nossa vinda hoje aqui na Prefeitura foi justamente para solicitar que a prefeita Sheila Lemos, assim como outros prefeitos da região, autorize a implantação das centrais em pontos estratégicos do município, e entenda esse projeto como algo positivo para resolver questões de viabilidade da água potável na região”, disse Luís Alberto.
“Nossa intenção é buscar alternativas que beneficiem a população da Zona Rural de Vitória da Conquista. Por isso, iremos dialogar com a Câmara de Vereadores para que possam ser implantadas as Centrais de Gestão de Água Potável em nosso município”, destacou a prefeita Sheila Lemos.
Poliana Brandão afirmou que o processo de gestão de água deve ser democrático e participativo, e que o objetivo da Central é levar água de qualidade e tratada, além de um bom serviço de manutenção desses sistemas para a população. “Vimos apresentar para o Governo Municipal a viabilidade deste projeto aqui em Vitória da Conquista assim como é feito em Caetité”, afirmou.
Segundo o secretário Breno Farias, é importante que antes da implantação das centrais seja feito um mapeamento das localidades que mais necessitam de água no município. “Esse mapeamento das áreas é fundamental”, disse.
Após as tratativas, a gestão municipal recebeu da Cerb um termo de solicitação para implantação de um projeto-piloto de sistema simplificado de água em Rancho Alegre, que será gerido pela associação de moradores e pequenos produtores rurais. O projeto prevê a canalização da água e implantação de hidrômetros em todas as casas da localidade. Para isso, o sistema, que é administrado pela Prefeitura, retornará, em caráter provisório, para a Cerb, que se encarregará de montar a Central de Abastecimento e treinar os membros da associação. A partir daí, a entidade, com apoio da Central das Associações, se encarregará de tocar o projeto.
Caso o projeto-piloto alcance o resultado desejado, como acontece nas regiões de Caetité, Jacobina e Seabra, outra Central será criada no município de Vitória da Conquista. “A Prefeitura está analisando a proposta da Cerb para que não haja prejuízos à comunidade. O que é bom para a população é bom para a gestão municipal”, concluiu Breno.