O encontro foi promovido na manhã desta segunda-feira, 24, no Gabinete Civil

Representantes do Governo Municipal de Vitória da Conquista estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira, 24, no Gabinete Civil, com o Major da 78ª Companhia Independente da Polícia Militar, Selmo Luiz de Sales, para discutir o fortalecimento de parcerias que impulsionarão o reforço nas ações do Projeto Ronda Escolar Diferenciada. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, já é parceira da 78ª CIPM na execução da iniciativa que se propõe a ampliar a relação dos alunos e suas famílias com as escolas.

Quatro unidades da Rede Municipal de Ensino participam do projeto Ronda Escolar Diferenciada em Vitória da Conquista. São elas: Escola Municipal Professor Paulo Freire, Escola Municipal Edivanda Maria Teixeira, Escola Municipal Ridalva Correia de Melo Figueiredo e Escola Municipal Frei Serafim do Amparo. “Essa parceria da 78ª CIPM é fundamental e vai contribuir muito para a cidade”, declarou o prefeito Guilherme Menezes.

Com o Ronda Escolar, a 78ª CIPM promove nas unidades de ensino atividades lúdicas, momentos recreativos e palestras para pais, estudantes, professores e funcionários. Há ainda momentos de lazer promovidos com o auxílio de parceiros como o Serviço Social do Comércio (Sesc). A proposta da Companhia Independente é auxiliar pais e alunos no processo de construção da cidadania e ampliar o rendimento dos estudantes em sala de aula.

Major Selmo

Em caso de alunos faltosos, os policiais responsáveis pelas rondas farão visitas às famílias para saber o motivo da ausência e para orientá-las. “Nosso objetivo é fazer com que essas escolas funcionem de maneira diferente para que a gente possa contribuir para melhorar cada vez mais a educação, pois ela é a base de tudo. Por isso, agradecemos o empenho da Prefeitura nesse projeto e estamos procurando mais parceiros”, certificou o Major Selmo.

Direitos da criança e do adolescente – Ainda durante o encontro promovido nesta segunda-feira, os participantes discutiram algumas ações que estão sendo empreendidas no município no âmbito das políticas públicas voltadas para a defesa dos direitos da criança e do adolescente. Na ocasião, foi apresentada ao Major a projeção gráfica da Unidade de Internação Provisória que irá abrigar jovens em conflito com a lei.

Conforme informou a ministra Maria do Rosário, durante uma reunião promovida com o prefeito Guilherme Menezes em janeiro deste ano, em Brasília, já estão assegurados R$ 10 milhões de reais para a construção do novo equipamento público em Vitória da Conquista. A área em que será construída a unidade possui 15 mil m² e foi doada pela Prefeitura Municipal ao estado em agosto de 2013.

Além do Major Selmo, também participaram da reunião desta segunda-feira, o secretário municipal de Educação, Ricardo Marques e o assessor especial do Gabinete Civil, Gildásio Silveira.