Desenvolvimento Social
Postado em 4 de abril de 2025 as 08:35:40

A reunião aconteceu no gabinete da Semdes
Representantes do Governo Municipal se reuniram com os professores Zé Carlos Bastos e Danilo Freire, idealizadores de um curso pré-vestibular voltado para jovens quilombolas, egressos da rede pública de ensino, com o objetivo de apresentação do protótipo, visando a parceria da Prefeitura de Vitória da Conquista na implementação do projeto no município.
Atualmente, por meio da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, a Prefeitura de Vitória da Conquista atende 33 comunidades quilombolas, sendo 32 na Zona Rural e uma na Zona Urbana. Segundo a prefeita Sheila Lemos, a expectativa do Governo Municipal é ampliar o atendimento a esse público ainda mais, por meio de políticas públicas de assistência social, saúde e educação. “Na verdade, oferecer uma oportunidade desta para os jovens quilombolas é maravilhoso. O que transforma mesmo a sociedade é a educação. E a preocupação do nosso governo tem sido regulamentar, por meio de leis, cada decisão que beneficia a comunidade quilombola”, destacou a prefeita.
- Larry, Michael e Sheila, da esquerda para a direita
- Zé Carlos
- Danilo Freire
Firmada a parceria, o projeto será articulado pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semdes) e de Educação (Smed). Durante a reunião, os secretários da Semdes, Michael Farias, e da Smed, Edgard Larry, ressaltaram a importância de iniciativas que promovam a igualdade de oportunidades e o acesso à educação de qualidade para todos. “A gente tem estudado estratégias para criar uma política específica voltada para o público quilombola, tanto na lógica da permanência deles na cidade quanto no acesso deles a instituições de ensino. Agora, a gente vai analisar esse projeto para entender de que forma ele pode somar e melhorar as oportunidades dos jovens quilombolas”, afirmou Michael. “São várias questões que a gente precisa pensar para realmente promover essa inclusão de forma eficaz. E esse será nosso foco principal”, completou Edgard Larry.
O projeto, que está em fase de implementação em Vitória da Conquista, tem o foco na preparação de estudantes quilombolas para vestibulares de universidades públicas e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com Zé Carlos, além de aulas virtuais e presenciais, os inscritos também serão incentivados a participar de atividades culturais. “Existe uma expectativa de parceria entre o nosso curso pré-vestibular e a Prefeitura. Nosso objetivo é beneficiar os jovens conquistenses na realização do sonho de estudar numa universidade pública, além de incentivar a participação desses jovens em atividades culturais do município, criando um sentimento de pertencimento e orgulho por nossa cidade”, explicou um dos coordenadores do projeto.