Na manhã desta quarta-feira, 18, o prefeito Guilherme Menezes se reuniu com o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, com a procuradora administrativa do Município, Maria Aparecida Falcão, e com o coordenador de Segurança Alimentar, Dernival Araújo. O encontro, que aconteceu no Gabinete Civil, teve como objetivo discutir sobre políticas municipais no que diz respeito à segurança alimentar.

Nos anos de 2011 e 2012, por meio das iniciativas da gestão municipal, mais de 700 toneladas de alimentos foram adquiridas para doação a entidades e programas sociais, 195 agricultores beneficiados e 12.980 pessoas em situação de insegurança alimentar atendidas.

De acordo com o prefeito Guilherme Menezes, a discussão é importante não só para viabilizar a adesão de Vitória da Conquista ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), como também para reforçar esses avanços já conquistados pelo município. “Cidadania, qualidade de vida e direito à alimentação adequada são os principais pontos que visamos fortalecer”, afirmou o gestor.

Direito à alimentação adequada– O Sisan foi criado por meio da Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006, com vistas a assegurar o direito humano à alimentação adequada. Também, tem por objetivos formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil, bem como promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional no país.