A prefeita Sheila Lemos recebeu em audiência no gabinete da Prefeitura da Zona Oeste (PZO), na manhã desta terça-feira (23), representantes do Conselho Municipal de Saúde, dos usuários, técnicos e gestores dos serviços ligados à Saúde Mental no município. Durante o encontro, os participantes falaram do trabalho realizado nas unidades e debateram propostas apresentadas na Conferência Municipal de Saúde Mental, que aconteceu em abril.

A prefeita destacou a importância do diálogo com usuários dos serviços e com as pessoas que trabalham diretamente nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) existentes no município e também no Hospital Crescêncio Silveira. “Precisamos caminhar juntos, ouvir todos os lados, buscar entender as diferentes situações e apresentar propostas viáveis que beneficiarão a causa da saúde mental”, disse Sheila.

De acordo com o secretário do Conselho Municipal de Saúde, Ricardo Alves, a reunião com a prefeita foi positiva. “A gente conseguiu reunir as várias forças que compõem a área da saúde mental no município e com certeza vamos avançar na concretização desses planos, pois aqui contamos com a compreensão da prefeita e da secretária municipal de Saúde [Ramona Cerqueira], que já sinalizou algumas ações”.

Ricardo Alves

Entre as propostas apresentadas na reunião estão: busca de parceiros para a promoção de oficinas que contribuirão para a qualidade de vida dos usuários dos serviços; visitas a municípios que também são referências no atendimento à saúde mental para troca de experiências; serviços de manutenção e visita dos usuários às futuras instalação do Caps AD, na esquina da Avenida Integração com a Régis Pacheco, onde funcionou o Centro Covid-19.

Maria Aparecida Lopes, familiar de usuário do Caps, agradeceu a oportunidade de estar na reunião e falou da alegria em poder apresentar suas demandas à prefeita. “Conquista tem uma rede de serviços poderosa, que muitas vezes não conseguimos medir, e pode ser aprimorada com o apoio conjunto”, disse.