Fiscalizar as vias e espaços públicos da cidade são competências da Secretaria de Serviços Públicos

Manter a cidade limpa e bem iluminada, além de restaurar e fiscalizar as vias e espaços públicos da cidade são competências da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. Nos últimos anos, vários avanços foram conquistados por esse setor, garantindo o bem estar e a comodidade para a população conquistense.

Para evitar a poluição do meio ambiente e prevenir doenças, a Prefeitura de Vitória da Conquista construiu em 2009 o Aterro Sanitário, um dos maiores e mais modernos do país. O espaço tem toda a estrutura necessária para depósito, compactação e tratamento dos resíduos produzidos na cidade. O aterro recebe cerca de 300 toneladas de lixo por dia e todos os resíduos são aterrados em áreas específicas e a compactação e cobertura são feitas de forma imediata.

Aterro Sanitário

O Aterro assegura o processo de impermeabilização das células, grandes valetas nas quais o lixo é compactado por um trator-esteira, que impede a contaminação dos lençóis freáticos. Nessas “células”, há oito drenos que permitem a saída dos gases e do chorume produzidos pelos detritos, conduzindo-os até as três lagoas de decantação existentes no aterro.

Com a construção desse equipamento, Vitória da Conquista se adequou, antecipadamente, ao que prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A lei proíbe a formação de lixões a céu aberto e determina que as prefeituras construam aterros sanitários até 2014.

Iluminação garantida na Avenida Integração

Cidade Bem Iluminada – Só em 2013, a Secretaria de Serviços Públicos realizou 8.953 atendimentos na zona urbana e rural para a reposição de novas lâmpadas, colocou 537 braços novos e instalou 10 novos postes para iluminação pública. Também foram realizadas manutenções de iluminação em praças, jardins e quadras, além de atendimentos a mais de 70 eventos desenvolvidos ou apoiados pela Prefeitura. Além disso, foram 1300 metros de extensão de rede nos bairros Candeias, Patagônia, Nossa Senhora Aparecida e Recanto das Águas.

Limpeza no bairro Inocoop

Limpeza – Os caminhões da empresa responsável pela coleta realizam o trabalho, em dias alternados, em diversos bairros da cidade. No Centro, a coleta é feita de segunda-feira a sábado. Nas localidades em que não há possibilidade de o caminhão ter acesso, a Prefeitura conta com a parceria dos carroceiros. Eles recolhem o lixo nas residências e o leva até um local onde o caminhão compactador possa recolhê-lo. O procedimento é semelhante na zona rural. Neste caso, um caminhão da Prefeitura percorre distritos e povoados de segunda a sábado.

Miro Cairo

Além dos serviços de coleta domiciliar urbana, coleta de lixo na zona rural, varrição, roçagem e retirada de entulho, foram realizados mutirões de limpeza em diversos bairros do município no último ano.

Os locais beneficiados com o mutirão foram Urbis V, Bruno Bacelar, Nossa Senhora Aparecida, Patagônia, Jardim Valéria, Santa Terezinha, Miro Cairo, Recanto das Águas, Morada dos Pássaros, Jardim Guanabara, Ipanema, Alto Maron, Panorama, Nova Cidade, Veloso, Vivenda da Serra, Urbis I, Vila América, Senhorinha Cairo, Henriqueta Prates, Brasil, Ibirapuera, Alvorada, Kadija, Vila Eliza, Morada Real, Renato Magalhães, Candeias e Vilas Serranas. E nos povoados e distritos: José Gonçalves, São Sebastião, Veredinha, São João da Vitória, Dantilândia, Cercadinho, Iguá, Bate Pé, Inhobim e Itaipú.

Cemitério Kadija

Também são realizados mutirões periódicos de limpeza em todas as feiras livres da cidade, no Ceasa, Central de Abastecimento e nos Cemitérios do Kadija e da Saudade.

Centro de Comércio Popular

Centro de Comércio Popular – O novo Centro de Comércio Popular, construído no local da antiga “Feira do Paraguai”, terá uma estrutura totalmente moderna. A obra, orçada em aproximadamente R$ 4,5 milhões, é realizada pelo Governo Estadual, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), em convênio com a Prefeitura de Vitória da Conquista. Com mais de 300 boxes e instalações mais adequadas tanto para os consumidores quanto para os comerciantes, o novo ambiente vai contribuir para a modernização do Centro Comercial de Vitória da Conquista.