Notícias
Postado em 27 de setembro de 2013 as 19:42:44
Nos dias 25 e 26 de setembro, o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, cumpriu agenda oficial em Salvador. Na oportunidade, o gestor municipal participou da solenidade de assinatura do contrato de cessão de uso gratuito, relativo ao imóvel da Avenida da Integração. A solenidade aconteceu nesta quinta-feira, 26, na Superintendência do Patrimônio da União na Bahia.
A cessão do imóvel à Prefeitura é resultado do empenho do Governo Municipal nas instâncias federais. A fim de obtê-lo, o prefeito foi a Brasília, e nessas ocasiões levou ao conhecimento do Governo Federal o interesse do município pelo imóvel. Agora, a casa, que antes pertencia à União, passará a ser gerida pelo Município, que já tem planos definidos: o espaço será destinado à implantação do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD III).
Esse centro é um dos equipamentos do programa “Crack, é possível vencer”, do Governo Federal, que será executado no município. O programa tem como finalidade prevenir o uso e promover a atenção integral aos usuários de crack, bem como enfrentar o tráfico de drogas. O “Crack, é possível vencer” atuará em três eixos – cuidado, prevenção e autoridade – e reunirá diversas ações que envolvem diretamente as políticas de saúde, assistência social e segurança pública e, de forma complementar, ações de educação e de garantia de direitos.
Projeto Conquista – Ainda durante a visita, o prefeito participou da reunião do grupo gestor nacional do Projeto Conquista, que conta com a participação da Prefeitura de Vitória da Conquista, do Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, da Fundação Estatal de Saúde da Família (Fesf-SUS) e da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Também participaram da reunião, a secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane de Araújo, e a secretária adjunta da mesma pasta, Karine Brito.
Durante o encontro, que aconteceu na Fesf-SUS, foi apresentado o relatório da Oficina de Diagnóstico da Rede, que aconteceu no dia 12 de setembro, em Vitória da Conquista, e o planejamento das próximas ações do projeto.