O diálogo constante com a população é uma das prioridades do Governo Municipal que, por meio de reuniões, dos conselhos municipais e do Orçamento Participativo, tem dado voz à comunidade nas decisões sobre aplicação dos recursos públicos. Assim, por meio desta participação efetiva, os moradores dos bairros Morada dos Pássaros I, II e III vêm conquistando obras importantes como a pavimentação do bairro e, recentemente, a construção da sede própria da Unidade de Saúde da localidade, onde estão sendo investidos R$ 362 mil – recursos provenientes dos governos Federal e Municipal.

Com o intuito de apresentar as ações do Governo à comunidade, foi realizada uma reunião, na última sexta-feira, 9, no Gabinete da Prefeitura, com a participação de representantes da Associação de Moradores, conselheiros locais de Saúde e delegados do Orçamento Participativo. Na oportunidade, foi apresentado o projeto da Unidade de Saúde da Família do bairro.

“Sempre que o Governo Municipal chega à comunidade com alguma obra, nós buscamos esclarecer para a população o que será executado com reuniões como estas. É o momento de prestar contas e mostrar aos moradores como estamos cuidando da cidade”, esclareceu o prefeito Guilherme Menezes.

Cristina Salgado

A arquiteta da Secretaria de Infraestrutura, Cristina Salgado, apresentou o projeto da nova unidade que contará com recepção, sala de reuniões, quatro consultórios, sala de procedimento, sala de vacina, copa, sanitários, lavanderia e expurgo. “Esta nova unidade foi ambientada para dar maior conforto aos usuários e trabalhadores”, informou Cristina.

José da Paz

“Temos visto as transformações promovidas pelo governo. Hoje, temos escola, transporte, pavimentação, posto de saúde e agora iremos ganhar uma unidade ainda mais adequada para o atendimento da nossa população”, ressaltou o presidente do Conselho Local de Saúde e delegado do Orçamento Participativo, José da Paz.

Rosemary Suzart

Já a agente comunitária de saúde Rosemary Suzart ressaltou a importância da reunião. “Nós agradecemos a consideração de nos convidar para esta apresentação, pois, agora poderemos informar com mais propriedade à comunidade sobre como funcionará o novo equipamento”, comentou Rosemary.

Márcia Viviane de Araújo

A secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane de Araújo, falou sobre o funcionamento da unidade, que passará a integrar a Estratégia de Saúde da Família do Governo Federal, com a implantação de uma equipe que coordenará os cuidados em saúde da população da área de abrangência da unidade. “Com a equipe de saúde, a comunidade contará com um médico generalista, que acompanhará da criança ao idoso, passando por todas as etapas do cuidado, assim como o restante da equipes que será composta por enfermeiro, cirurgião-dentista, auxiliares de enfermagem e de saúde bucal, agentes administrativos e de saúde, além de contar com o atendimento do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf)”, explicou Viviane.

Ana Neves

Conselheira de saúde há seis anos, dona Ana Neves, comemorou as conquistas. “Teremos uma unidade mais confortável, que vai nos permitir um cuidado melhor da nossa saúde”, salientou dona Ana.

João Alberto Oliveira

O coordenador do Orçamento Participativo, João Alberto Rodrigues, falou da importância do diálogo da população com o Governo Municipal: “A Administração sempre está atenta às propostas aprovadas no Congresso do OP”, informou.