A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, apresentou à população na manhã desta quarta-feira, 8, a nova frota de veículos do Sistema Municipal de Trânsito. Com um novo layout, que traz as cores da bandeira de Vitória da Conquista somada a logomarca do sistema com o slogan “Trânsito pela Vida”, a fiscalização no município pela equipe do Simtrans será realizada com o suporte da picape cabine estendida, de um carro de passeio e de quatro motos, e o de sinalização das vias públicas da cidade será realizado pela picape compacta.

O prefeito Guilherme Menezes destacou que a Prefeitura Municipal tem direcionado diversos investimento para beneficiar o trânsito na cidade. “Vitória da Conquista transformou-se numa capital regional e estamos trabalhando ativamente na construção de novos binários, com ciclofaixas e ciclovias, e dando prosseguimento a segunda etapa do sistema municipal de transporte coletivo”, afirmou.

Vitória da Conquista foi o município pioneiro na municipalização do trânsito. Há pouco mais de 10 anos, o Governo Municipal realiza o planejamento, projeto, operação, fiscalização e educação de trânsito no perímetro urbano. Assume ainda as questões relacionadas ao pedestre, à circulação, ao estacionamento, à parada de veículos e à implantação da sinalização, atendendo de forma direta as necessidades da comunidade.

Luis Alberto Sellmann, secretário de Mobilidade Urbana

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Luis Alberto Sellmann, “A Prefeitura desde 1997 vem demonstrando a sua preocupação para o melhoramento do trânsito na cidade. Vamos iniciar um estudo de fiscalização eletrônica, com radares e equipamentos de avanço de sinal, que irão ajudar na maior fluidez no tráfego da cidade e melhoramento da mobilidade urbana”, disse.

Com o objetivo de fortalecer a atuação dos agentes já está em andamento um novo processo licitatório para a aquisição de mais oito motos e dois automóveis. Também estão previstos investimentos para a qualificação dos agentes e a elaboração do projeto “Sinalizando pela Vida”, que este ano será desenvolvido nas escolas municipais, estaduais e particulares da cidade, visando desde cedo a conscientização dos estudantes para o trânsito.

Ricardo Babão

O vereador Ricardo Babão também participou da solenidade e destacou a parceria da Câmara de Vereadores com o Governo Municipal. “Enquanto vereador temos que auxiliar o Executivo, acompanhando o crescimento da cidade e as melhorias necessárias para a população. Ficamos muito felizes em ver a cidade com mais duas novas viaturas e acredito que não vai parar por aí. O Governo tem mostrado o seu empenho em outros investimentos também no trânsito, como as obras nas avenidas Pará, Maranhão e Brumado”.

Tiago Silveira Barros

Para os agentes de trânsito do Simtrans que atuam diariamente a frente do trânsito no Município, as melhorias que Vitória da Conquista tem recebido são de grande importância para toda a população. “O trânsito não somente em nossa cidade, mas em todo país está em constante mudança. Todas as pessoas dependem do trânsito, então cada melhoria promovida na área facilita o dia a dia da fiscalização como também a mobilidade de todo cidadão que precisa ir e vir”, declarou o agente Tiago Silveira Barros.

Participaram ainda da apresentação oficial da nova frota de veículos o vice-prefeito Joás Meira e demais representantes do Governo Municipal, bem como o vereador Coriolano Moraes.