Na tarde desta quinta-feira (26), o Governo Municipal realizou uma reunião na Prefeitura da Zona Oeste (PZO), para apresentar o sistema de Escuta Ativa do Plano Plurianual (PPA) para diversas associações que atuam no município. A Escuta Ativa é uma ferramenta ligada à plataforma do programa Governando com as Pessoas, que possibilita a participação virtual dos cidadãos nas discussões do PPA.

Estiveram presentes representantes das associações de moradores de diferentes bairros da cidade, como Henriqueta Prates, Bruno Bacelar, Vila Elisa e Ayrton Senna, além de entidades como a Associação de Mães Autistas Unidas e a Associação Comunitária de Radiodifusão.

O Plano Plurianual é o documento que trata das diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública, e é válido pelos próximos quatro anos (2026 a 2029). A ferramenta é elaborada por meio de um trabalho coletivo entre diferentes secretarias e setores do Governo Municipal, aberto também à colaboração da sociedade civil.

Durante o encontro, a secretária de Governo, Geanne Oliveira, explicou para os presentes os objetivos do PPA, destacando a importância da participação popular na tomada de decisões em conjunto com o poder público, além da contribuição da tecnologia nesse processo de participação.

“Fazer a escuta ativa de forma virtual através da plataforma do programa Governando com as Pessoas e também fazer a escuta presencial estimula a participação popular. Uma lei só é bem feita quando as pessoas se envolvem na sua elaboração”, afirmou Geanne.

Geanne Oliveira

O engajamento da população no processo de construção do PPA é de fundamental importância, pois se trata de uma forma de mapear as principais necessidades e prioridades de diferentes áreas do município de Vitória da Conquista, garantindo que a sociedade seja ouvida e colabore com a Administração Municipal.

“O PPA é a principal peça de planejamento de um governo, e transcende uma gestão, porque é válido por quatro anos. Qualquer cidadão do município, a partir dos 18 anos, que tenha interesse, que vote, opine, diga por onde devem caminhar as políticas públicas. Essa votação é virtual”, completou a secretária de governo.

Após a explicação do propósito do PPA, Geanne e a equipe da Secretaria de Governo auxiliaram os participantes no cadastro dentro da plataforma do Governando com as Pessoas, por meio dos celulares, orientando sobre o que pode ser votado e opinado.

Diretor da Associação de Moradores do Vila Elisa, Henrique Lacerda aprovou a iniciativa. “Esse é um plano que nos coloca junto com o governo, porque é costume dizer que nós não temos voz, e ações como essa mudam essa realidade. Com isso a gente pode ter voz, podemos chegar até a Prefeitura e contribuir com as nossas demandas, dizer o que ainda não temos. Nosso bairro precisa disso”.

Representando a comunidade do bairro Bruno Bacelar, a agente comunitária Jandira Cardoso fez questão de estar presente para ter mais instrumentos para reivindicar suas necessidades. “É uma iniciativa muito importante para a comunidade. Tem gente que não sabe onde são as secretarias de infraestrutura, uma secretaria de serviço público. Tem gente que não sabe nem onde é a Prefeitura. Com esse dispositivo na mão das pessoas, é muito mais prático, porque a comunidade vai buscar aquele serviço, dar sugestões, críticas. Pra melhorar um serviço público, uma cidade precisa da participação popular”.