Ações nas áreas de inovação e tecnologia, desenvolvidas pela Prefeitura de Vitória da Conquista, foram divulgadas no Webinar das Cidades Digitais, encontro virtual promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), que reuniu gestores e servidores públicos de municípios da região Sudoeste da Bahia, na manhã desta terça-feira (8).

Representando o Governo Municipal no encontro on-line, o secretário municipal de Gestão e Inovação, Edivaldo Ferreira Júnior, enumerou as iniciativas em andamento em Vitória da Conquista.

A exemplo da reformulação administrativa, oficializada no início de janeiro, que teve como uma de suas consequências a transformação da Secretaria Municipal de Administração em Gestão e Inovação. “Foi uma grande sacada, uma grande ideia da prefeita Sheila Lemos”, avaliou Ferreira Júnior.

Outro ponto abordado pelo secretário foi a elaboração de um projeto de lei – prestes a ser encaminhado à Câmara de Vereadores – que, entre outros pontos, estabelece a criação do Conselho Municipal de Inovação e prevê incentivos fiscais para empresas e microempresas dedicadas à inovação que se instalarem em Vitória da Conquista.

Outros propósitos do projeto são a criação da Semana Municipal de Inovação; incentivos para que as secretarias municipais passem a ter seus respectivos planos de inovação e estímulos para que trabalhem em redes de cooperação.

O secretário mencionou ainda o portal on-line Tudo Fácil, lançado em agosto de 2021 com o objetivo de agilizar o acesso dos cidadãos a alvarás, certidões, licenciamentos e cadastros, e os planos da Prefeitura para viabilizar o Polo Tecnológico de Vitória da Conquista. Em busca de referências sobre experiências públicas nessa área, o secretário esteve em Salvador no início de fevereiro, a fim de visitar as secretarias de Inovação (Semit) e de Gestão (Semge) da prefeitura soteropolitana, além de conhecer a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Simultaneamente a essas iniciativas, a Prefeitura de Vitória da Conquista está em vias de firmar um termo de cooperação técnica com a Prefeitura de Salvador. “Vamos buscar junto a Salvador as melhorias que o município tem feito em matéria de inovação”, informa Ferreira Júnior.

“Sabemos das dificuldades que a gestão pública tem para inovar, em razão de estarmos dentro de um sistema que privilegia, acima de tudo, a legalidade, a moralidade, a formalidade. Mas acreditamos que a renovação pode se dar justamente na busca por parcerias para que os resultados possam ser alcançados na gestão municipal”, concluiu o secretário.

Além de Vitória da Conquista, o Webinar das Cidades Digitais desta terça-feira teve a presença dos gestores de Barra do Choça, Oberdan Rocha, e de Brumado, Eduardo Vasconcelos. O encontro teve ainda a participação de Daniela Schettino, coordenadora-geral do Projetos de Infraestrutura do Ministério das Comunicações, que tratou das ações de conectividade desenvolvidas pela pasta.