Proposta pretende beneficiar 2 mil mulheres conquistenses até novembro

As possibilidades econômicas e sociais oferecidas pelo empreendedorismo feminino foram pauta de uma reunião da prefeita Sheila Lemos com a fundadora do Clube de Empreendedoras, Patrícia Sales, na manhã desta quarta-feira (1º), no Gabinete Civil.

Representando a Rede Mulher Empreendedora, entidade ligada à Fundação Google, Patrícia propôs à prefeita uma parceria que poderá se materializar através do programa Ela Pode, que atua em todo o Brasil, mas com foco nas regiões Norte e Nordeste, com o objetivo de capacitar mulheres sobre temas como liderança, comunicação, negociação, vendas, finanças, marketing digital, gerenciamento de tempo, marca pessoal e outros assuntos ligados ao universo do empreendedorismo.

Segundo Patrícia, a iniciativa capacitou cerca de 2,5 mil mulheres em 2022. A meta estabelecida para Vitória da Conquista neste ano, caso a parceria seja de fato concretizada, é beneficiar pelo menos 2 mil mulheres empreendedoras até novembro.

Para tratar da possibilidade de atuação em conjunto, Sheila convidou para o diálogo dois integrantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), a gestora da Sala da Mulher Empreendedora, Efigênia Ferreira, e o responsável pela Coordenação Socioprofissional e de Apoio à Indústria e Comércio, Paulo Williams Rocha.

Além da SMDE, a parceria envolveria ainda a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), que tornaria possível o acesso às mulheres que seriam beneficiadas, por meio da estrutura de proteção social formada por serviços como o CRAS e o Acessuas Trabalho. A ideia é que sejam oferecidos cursos duas vezes por semana, preferencialmente envolvendo mulheres que se dedicam a negócios pessoais, ou que têm interesse em seguir nessa linha.

Empreendedorismo como empoderamento

“Quando uma mulher abre um negócio, ela contribui com tudo o que está ao seu redor. Ela compra na comunidade, ajuda outras mulheres e gera novos empregos. Então, precisamos alcançar essa mulher e capacitá-la para os negócios. O empreendedorismo, hoje, é um caminho para o empoderamento feminino, para que a mulher consiga se desenvolver e alcançar seu espaço na sociedade”, explicou Patrícia.

A prefeita orientou os representantes da SMDE a entrarem em contato com outros setores que serão envolvidos e analisar o que será necessário para viabilizar o projeto. “Combinem tudo e deem os encaminhamentos. Quanto mais pessoas vierem, mais braços teremos”, afirmou a chefe do Executivo Municipal.

Para saber mais sobre o programa Ela Pode e os resultados alcançados desde 2018, clique aqui.