O Governo Municipal de Vitória da Conquista segue com as discussões sobre o processo de implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Na manhã desta quarta-feira, 20, uma equipe da Administração Municipal esteve reunida no Salão Nobre do Gabinete Civil, com o intuito de compartilhar informações e avaliar os procedimentos para a implantação da rede.

As discussões contaram com a presença do prefeito Guilherme Menezes, do vice-prefeito Joás Meira, do chefe de Gabinete Civil, Márcio Higino Melo, da procuradora Maria Aparecida Falcão, além dos secretários municipais de Finanças, Mizael Bispo, de Saúde, Márcia Viviane de Araújo, de Serviços Públicos, Élvio Dourado e do Meio Ambiente, Hudson Castro e do assessor especial, Rivelito Teixeira, entre outros representantes do Governo Municipal. “O Governo Municipal está plenamente de acordo com a Redesim”, certificou o prefeito Guilherme Menezes.

A rede consiste em um sistema integrado que permite abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil. A proposta maior é simplificar procedimentos. Isso ocorre porque o sistema fará a integração de todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa de empresas, por meio de uma única entrada de dados e de documentos, acessada via internet.

Conforme o chefe de Gabinete, Márcio Higino, a implantação do sistema vai modernizar os procedimentos de abertura de empresas em Vitória da Conquista. “Além de desburocratizar, a Redesim vai reduzir os prazos, dinamizar a economia e ampliar a possibilidade de elevação da receita do município”, pontuou. O vice-prefeito Joás Meira acrescentou a facilidade de obtenção de informações. “Os dados das empresas serão compartilhados em toda rede”, ressaltou.

Com a Redesim, os usuários poderão obter informações e orientações pela internet ou de forma presencial, a exemplo do acesso a dados de registro ou inscrição, alteração e baixa de empresários e pessoas jurídicas. Após implantado, o sistema terá um módulo específico para consulta prévia de endereço, pelo qual se verificará automaticamente a possibilidade de exercício da atividade desejada no local escolhido.

Essa não é a primeira reunião sobre a Redesim realizada em Vitória da Conquista. No início desde mês, dia 7, representantes do Governo Municipal estiveram reunidos com o presidente da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), Francisco Nobre de Oliveira, e representantes da Associação Comercial e Industrial de Vitória da Conquista (Acivic) para discutir a implantação da rede e realizar a indicação de representantes do Governo para fazer a interlocução do sistema.

No dia 18 de outubro, um novo encontro também foi realizado no Gabinete Civil, com o intuito de apresentar informações sobre a operacionalização da Redesim. A reunião contou com a presença da presidente da Acivic, Cláudia Melo, e da vereadora Irma Lemos.